segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Arte? Liberdade?

fonte: http://migre.me/3V19f

A notícia à qual me refiro diz sobre uma loja em Pequim, na China, que ficou famosa por fazer tatuagem em porcos. A única coisa que me conforta é que a notícia está arquivada na seção "Planeta Bizarro" do G1, por isso algo me diz que talvez não seja só eu que me sinta um pouco indignada com o que trouxe fama ao artista (?) belga Wim Delvoye, dono da loja. Sempre defendi a liberdade de todo ser humano para fazer o que quiser, por isso sinto-me na obrigação de cumprir o meu direito de me expressar, livremente - e dizer que sou contra o que este ser faz.

Outra liberdade digna de ser mencionada aqui é a dos animais, uma liberdade que infelizmente não estaremos vivos para vê-los alcançar. Os direitos dos animais já melhoraram muito, porém eles ainda são vistos como simples objetos por grande parte da nossa "humanidade", e explorados nos mais variados aspectos, cujos detalhes não é necessário expor, de tão debatidos. O que chama atenção também, nesta notícia, é seu ponto-de-vista sobre a tatuagem, também estigmatizada em nossa sociedade: o que concluir? É possível identificar a opinião sobre tatuagem do autor do texto ou das pessoas que admiram a loja?

Voltando ao ponto dos animais, o texto diz que os porcos são anestesiados antes de serem tatuados. Tudo bem, isto mostra ALGUMA consideração por eles. Mas eu pergunto - e daí? E daí que são anestesiados antes? Será que isso os priva de qualquer tipo de desconforto? Mais simples ainda: o que faz alguém acreditar que tem o direito de usar qualquer outro ser vivo em sua "experiência de arte"? Isso me lembra os corvos da Bienal, mas não posso me aprofundar no assunto no momento. Todos acham imbecil o homem que implantou uma orelha no próprio braço, também para fins artísticos. Bem, acho muito mais coerente, pois ele modificou a si mesmo sem prejudicar ninguém. Chamar algo de arte é de total subjetividade, mas até que ponto sacrifica-se pelo bem dela?

Quanto à tatuagem, que raciocínio fazer, conscientemente ou não? Que é arte ou que só deve ser gravada na pele dos animais, "seres inferiores"?

11 comentários:

  1. tanta gt por ae querendo fazer tatuagem, e sem grana para tanto... e o cara fazendo tatuagem em porquinhos q nem querem ser tatuados.
    me impressiona como a criatividade do ser humano pode ser mal direcionada...

    ResponderExcluir
  2. "Outra liberdade digna de ser mencionada aqui é a dos animais, uma liberdade que infelizmente não estaremos vivos para vê-los alcançar"

    Eu já fui vegetariana pelo bem dos animais, sempre tive bixinhos de estimação, mas quando penso que baratas, cobras e mosquitos tb são animais, MORRAM TODOS!!! hahahah

    ResponderExcluir
  3. Creio q muitas coisas estranhas já foram feitas em nome da arte e outras tantas ainda serão feitas. Mas odeio a idéia de misturar os animais nisso, afinal, muitos animais causam admiração nas pessoas só pela beleza natural...sendo assim, os artistas estariam usando os animais como se fossem um tp de bônus em sua arte hahaha aí não vale! Vão tatuar vcs mesmos seus porquinhos!

    ResponderExcluir
  4. O que eu sempre pensei é que as pessoas tem direito a liberdade, desde que não façam mal a outra pessoasl. Nesse caso aos animais.

    Se fosse algo indolor... o que a tatuagem não é até vai, mas causar dor só por caprixo eu não apoio.

    ResponderExcluir
  5. As outras espécies de animais sofrem muito com a racionalidade humana.

    ResponderExcluir
  6. iauahauhaua, tatua a mãe foi o melhor!
    duvido q ele tem coragem, aposto que a mãe o colocaria de castigo por 1 mês!

    ResponderExcluir
  7. Lembrei das palavras de Portinari:

    "Eu não sei não. A única coisa que eu sei é o seguinte: arte é arte, ou é merda."


    Ha Ha

    ResponderExcluir
  8. Então, existem alguns valores para ser arte, e dois deles é a estética e o meio. Quanto à estética, não vi nada de mais. Tatuagem sem graça, do cotidiano, nada que me saltasse aos olhos. Agora, quanto ao meio, qual o sentido em se usar um porco?
    Atualmente muitos parâmetros se perderam (apesar que isso sempre foi debatido), e as pessoas têm, muitas vezes, vergonha de reprovar iniciativas como essas por terem medo de serem taxadas de ignorantes por não entenderem "a arte".

    Sem contar que é uma arte por atacado, outros tatuadores também fazem no estúdio. Se eu pegar um porco aqui em casa e pinta-lo será considerado arte?

    ResponderExcluir
  9. Defendo a liberdade de cada um fazer o que bem entender consigo próprio. Quando se trata de outro ser, o consentimento é fundamental. Como os animais não podem consentir, vejo isso como um tremendo desrespeito à liberdade deles. Gosto quando a arte rompe os limites convencionais e se torna bizarra/chocante. Mas, repito, quando não fere a liberdade de mais ninguém.

    ResponderExcluir