sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

Abrindo o Mar Vermelho


Quem está acompanhando as notícias no Egito criou muita expectativa ontem à tarde. A maioria das pessoas esperava que o presidente Hosni Mubarak renunciasse - não foi o que aconteceu.

Eu não estou acompanhando a fundo o que está acontecendo no Egito. Acho uma enorme hipocrisia que de uma hora pra outra todas as pessoas tenham virado experts em política egípcia. Todo mundo falando superficialmente TUDO sobre o Egito sendo que há um mês o máximo que sabiam sobre o país era que Moisés levantou seu cajado e mandou as dez pragas para lá.

Além disso, há toda uma movimentação a respeito das mídias sociais e da importância que desempenharam e estão desempenhando lá. Muitos atribuem à internet a pressão que o povo está fazendo ao governo.

Oi?

A pressão que está sendo feita é, mesmo que não exclusivamente, mérito da organização popular através dos protestos. As pessoas estão indo para as ruas. As pessoas se revezam na rua para garantirem um mínimo de segurança. Enfim, as pessoas foram e vão às ruas. Não é uma “revolução de sofá”. Eles não estão “xingando muito no twitter”.

Aqui no Brasil também houve um borburinho popular. Sarney mais uma vez seria presidente do senado,(depois de 1.368 anos mamando na res publica) e aí fizeram todo um movimento de #foraSarney sentados em seus sofás e camas e claro, nada mudou.

Há uma enorme valorização das mídias sociais, e sim, elas estão desempenhando um papel fundamental na sociedade, tanto em integração quanto informação. No entanto, o mundo não se resume a elas. Movimentos não surtirão efeito, sobretudo aqui no Brasil, apenas colocando um nomezinho com o jogo da velha na frente. O Egito está aí para provar que ninguém quer largar o poder. Eles estão fazendo manifestações, apareceram nas mídias do mundo inteiro, chamaram atenção do presidente e tudo o mais e, mesmo assim, o Mubarak não larga o osso.

Se não houver, de fato, uma movimentação nossa, os nossos Mubaraks não largarão seus ossos aqui, não mesmo. Está mais fácil o Mar Vermelho se abrir que um governante oligarca agir de maneira democrática.

13 comentários:

  1. Então...
    o máximo que vc consegue sendo revolucionário de sofá é dar um block em um perfil de político em campanha no twitter ou se expulso de uma comunidade no okt por defender uma idéia q n tenha mtos simpatizantes, iauahauaua

    Outra coisa que acontece mto nesse mundo de mídias sociais, é gt que acredita ser formador de opinião apenas pq emite opinião sobre tudo... hahahaha

    Acontece que o máximo que o Marcos Mion, o Felipe Neto ou quem quer que seja, conseguem no twitter é incentivar um monte de gt a fazer o q eles fazem: xingar mto no twitter. Ng vai pras ruas...

    Eu boto fé que o exemplo de Sto Antonio do Descoberto devia ser seguido pelos brasileiros, mas como boa revolucinária de sofá q sou, fico esperando que alguém comece a revolução nas ruas...

    ResponderExcluir
  2. píor: tem muito expert ai que anda confundindo fundamentalismo com democracia... querem a ditadura fora, mas tb apoiam os radicais, sem saber. e quer saber? dá um cajado pra quem realmente se preocupa com algo.
    e não existe democaria. em nenhum lugar. eu não tenho voz, nem vc, nem ele, nem ela. podemos reunião milhões de pessoas, que o máximo que vamos conseguir por um mídia manipuladora, é ser "top tema" no twitter.
    pq se vamos às ruas pedir nosso direito, oq vão dizer? "estudantes causam caos na paulista"
    né?
    é foda

    ResponderExcluir
  3. Pelos céus, um post está saindo melhor que o outro! Que orgulho ter vocês como colegas de blog! Começo a sentir uma certa ansiedade pelo meu dia de postar, rs.

    Engraçado, quando comecei a ler a notícia que inspirou o texto, pensei: "Pô, mas não estou acompanhando os problemas do Egito a fundo... que alienado! O que comentarei no post?" Mas eis que seu texto me salvou, primeiro ao afirmar que você também não está acompanhando a fundo e segundo porque realmente faz sentido sua afirmação quanto à hipocrisia desse povo que, de repente, virou egípcio desde criancinha.

    A sacada quanto à Moisés, as dez pragas e o Mar Vermelho foi simplesmente genial, ri muito.

    Também acho que o poder das redes sociais tem sido superestimado. O movimento "Diretas Já", o impeachment do Collor e a queda do muro de Berlim - só para citar alguns exemplos - não precisaram de revolucionários de Twitter levantando estes assuntos nos TT's.

    ResponderExcluir
  4. Bom, partindo do pressuposto que quase toda massa é manipulável, acho que o "Q" da questão está diretamente ligado aos interesses de alguém, que com toda certeza não é o povo.
    Não podemos ignorar o suposto "poder" de uma hashtag tipo #foraSarney, mas isso é quase nulo quando não segue os interesses de alguém lá dentro(Congresso Nacional).
    Acredito que as mídias sociais desempenham um papel fundamental sim, mas como ferramenta pra auxiliar, desde quem use tenha discernimento suficiente para defender seus interesses sem fazer parte de uma "massa burra e manipulável"
    Por exemplo, estou longe de ser algum formador de opinião famoso, mas tenho pouco mais de cinco mil seguidores e se eu postar uma hashtag do tipo #ForaDilma, um monte de Maria-vai-com-as-outras vai retuitar sem AO MENOS saber o porquê disso.

    Considero que a Internet é uma ferramenta sólida que promove a liberdade de expressão, mas não acredito em "Inclusão Digital" desassociada de uma boa educação.

    Adorei o post!

    @ChrisRibeiro

    ResponderExcluir
  5. Muitas pessoas usam as redes sociais como um desabafo. De certa forma é valido mas, p sentimento de impotencia coletiva eh a pior armadilha que elas podem carregar.

    Potencial de mobilização nós temos porém, ainda não abrimos os olhos para tal força.

    Aos poucos vamos aprendendo a lidar com esse contexto, acredito que tudo o que está acontecendo faz parte de um processo de aprendizado.

    Eu escrevi sobre isso por coincidencia essa semana...

    http://inconscienteflutuante.blogspot.com/2011/01/reevolucao-parte-vi.html

    http://inconscienteflutuante.blogspot.com/2011/02/reevolucao-parte-vii-final.html

    Abrç a todos

    parabens pelo blog

    =]

    ResponderExcluir
  6. essa mocinha, a senhorita Dai, escreve muito, viu?! parabéns!
    quanto ao Egito, pouco sei, pouco menos ainda quero saber... tô cansada de tanto tumulto. =(

    ResponderExcluir
  7. Só pra constar, Hosni Mubarak renuncia à Presidência no Egito.

    ResponderExcluir
  8. O Mar Vermelho abriu: http://www1.folha.uol.com.br/mundo/873730-apos-30-anos-no-poder-ditador-hosni-mubarak-renuncia-no-egito.shtml

    ResponderExcluir
  9. Dai, às vezes eu me pergunto se o povo é preguiçoso ou o quê. Porque não gosta de levantar a bunda do sofá pra protestar. É alienado? Acomodado? Perdido? Um pouco de tudo?

    Se a memória não me passa a perna mais uma vez, a última mobilização popular foi pela extinção da CPMF, e isso faz bastante tempo. Agora povo quer praia, BBB, cerveja e carnaval.

    E fiquemos felizes pelos egípcios, pois Mubarak largou o osso.

    Gostei de mais esse espaço.
    Beijo, Dai!
    Bons dias de fim de semana =)

    ResponderExcluir
  10. ainda assim, um post mto bom sobre a revolução do sofá. Atual, mesmo sendo de ontem. Vou retuitar pra ver se começo um movimento aí.
    rs

    Boa, Dai. Gostei!
    beijo!

    ResponderExcluir
  11. Também vivo me perguntando sobre a nossa "preguiça", sobre como estamos tão conformados em apenas reclamar, sem fazer algo que realmente possa ter alguma repercussão verdadeira. É de adimirar a postura do povo do Egito.
    Acho que as mídias sociais infelizmente não têm tanta repercussão porque ainda não é a maioria das pessoas que tem acesso. E também é bem mais fácil fingir que essas manifestações através do Twitter, por exemplo, não existem.

    Ótimo texto, parabéns Dai!

    ResponderExcluir
  12. concordo com o texto, e confesso que sinto um pouco de medo.
    medo pelos jovens de hoje, nós, que não lutamos por merda nenhuma. e quando lutamos, não sabemos direito o que fazemos ou pelo que lutamos.
    sim, estou generalizando. ;/

    ResponderExcluir
  13. Largou, mas nas mãos dos militares...será que a liberdade vai vingar?

    ResponderExcluir