sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

Uma nova Mona Lisa

Museu do Prado anuncia descoberta de cópia da "Mona Lisa"

Bons dias!
É estranho sentar-se ao computador, dar uma fuçada no facebook nosso de cada dia, checar o e-mail com os mesmos spams, e, sem esperar nada demais, entrar num site de notícias... e deparar-se com esta manchete. Pelo menos, para mim, é muito estranho. Parece que perdemos um pouco a referência, a noção de realidade. Uma outra Mona Lisa?

O que acho fantástico na arte é tentar identificar quais fatores transformaram um quadrinho (um quadrinho, mesmo, a tela original é bem pequena) com uma pintura de uma - supostamente - mulher em algo tão surreal. Tão cheio de valor, mistério, história... E ao mesmo tempo, nada.

Digo "nada" pois as imagens acima podem representar nada, se assim quisermos. A interpretação que fazemos de uma pintura, uma música ou um filme sempre será algo muito bizarro pra mim. O que acho curioso, apesar de tudo, é que o olhar de serenidade da primeira é transformado em total sarcasmo na segunda, reforçando todos os traços provocativos que poderíamos achar na pintura original.

Não faço ideia se foi proposital a descoberta da segunda pintura apenas agora, depois de décadas "esquecida" (como uma cópia da Mona Lisa pode ficar esquecida por anos em um sótão?). Não sei a intenção do pintor (possivelmente Salai, amante de Da Vinci), se copiava a tela como simples exercício ou se as mudanças na cópia devem ser analisadas. Tudo que percebo agora é que ambas me dizem: "aqui você não vai encontrar nada".

Boas noites.

6 comentários:

  1. Eu acho que a primeira tem um ar de riso maior que a segunda, e disseram que a segunda estaria mais nova na época...rs

    Acho que quiseram fazer uma versão: com renew e sem renew...=P

    ResponderExcluir
  2. Mistérios.......esse é o charme da arte. Seja cinema, quadros ou poesias.

    ResponderExcluir
  3. A segunda é mais blasé... Parece desdenhar da nossa capacidade de entender qualquer coisa...
    Sem falar no 'tom' mais ariano...

    Como disse Renato: "Mistérios"... dos bons!

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Queridos, acabou o mistério...

      Sempre achei La Gioconda a 'mulher' mais cínica do mundo, essa cara de paisagem dela nunca me enganou...
      Tô quase certa de que esta obra secular, nada mais é que a primeira - e agora a segunda também - representação artística das feições de um travesti. #prontofalei

      Beijos.

      Excluir