terça-feira, 29 de março de 2011

Alguns questionamentos, nenhuma afirmação


Em pleno século XXI não é bizarro ler coisas como o trecho abaixo?

"Algum dia, num futuro próximo, quando defensores da democracia tiverem seus celulares confiscados pela polícia, eles poderão apertar o 'botão de pânico' (...)".
[o restante do texto está no link acima]

Em um "futuro próximo", fatos como fascismos e ditaduras não deveriam ser coisa do passado?

Ou, ao contrário, o futuro será cada vez mais orwelliano?

Devemos acreditar que essa preocupação do governo norte-americano com países/nações/culturas não-democráticos é isenta de interesses próprios?

Esses dados serão mesmo apagados?

Esse post não está paranoico (não consigo me acostumar com a ausência de certos acentos depois do acordo ortográfico...) demais?

6 comentários:

  1. Uma afirmação: estamos caminhando a passos largos para uma sociedade orwelliana, sim. Há no ar um tocador de boiada (midia?) querendo levar todo mundo a consensos, a despeito da liberdade de expressão e manifestação. Ao mesmo tempo esta liberdade é combatida no popular, não por argumentos, mas por intolerância ou desprezo. Não há contraponto ideológico, tão necessário à dinâmica de uma democracia. História, memória e identidade estão se tornando uma coisa só de espeialistas e estudiosos. Essa é minha resumida opinião. Abraços. paz e bem.

    ResponderExcluir
  2. Eu ia comentar, mas não tem botão de pânico aqui no blog, né? Então vou ficar quietinha, hehehehe!

    ResponderExcluir
  3. Não me parece nada dificil fazer esse botão do pânico! Eles falam como se fosse algo mega power inovador...

    ' "botão de pânico" -- um aplicativo especial que irá apagar a agenda de contatos e emitir alertas de emergência para outros ativistas. '


    ai ai viu...

    ResponderExcluir
  4. eu fico pensando no desespero dos USA se os imigrantes perseguidos por eles conseguirem celulares com esses botõezinhos

    ResponderExcluir
  5. Vivemos em uma sociedade orwelliana. A liberdade é só uma ilusão de espaço.

    ResponderExcluir
  6. Acho interessante como os E U A zelam pela democracia, não há países que não queira entrar, não há movimento que não queira encabeçar. Dispositivos para que os manifestantes usem? Acho difícil. Se tem uma coisa que eu não acho que eles sejam é altruístas.

    =*

    ResponderExcluir