terça-feira, 22 de março de 2011

Bullying - Culpa de quem?

Bullying. Nos últimos meses essa palavra entrou na moda e pelo jeito não deve ser moda passageira, pois dia a dia vemos mais e mais casos desse tipo de prática.

Mas de verdade quem nunca sofreu bullying na escola? Quem não sofreu, que com certeza foram poucos, eram os responsáveis por praticarem o tal do bullying. Bullying, é nada mais nada menos que encher o saco do colega e isso na minha opinião é normal.

O grande problema é que hoje a sociedade em geral parece ter perdido totalmente o limite, a noção das coisas e o tal do bullying está ficando muita vezes violento e preocupante. Ou será que sempre foi, mas só que agora estamos prestando um pouco mais de atenção nisso?

Talvez a diferença é que agora, os holofotes da mídia, dos pais, dos jornais e até mesmo da justiça, enfim, parecem que detectaram esse "problema social". Digo problema social, pois acontece em todo lugar e em todas as escolas.

Eu sofri bullying muito tempo por ter um corpo "esquelético" durante o colegial e muitos sofrem diariamente por motivos diversos. O quatro-olhos, o tetinha, o zaroio, a sardentinha, o sr. espinha e assim por diante...

Mas, apesar de ter "sofrido" considero que isso seja normal, desde que não ultrapasse os limites, como agressões físicas desse vídeo que virou hit na net nos últimios dias - http://tinyurl.com/4ldh8dx. E apesar de considerar normal, tenho plena convicção que pelo menos metade dos traumas que uma pessoa tem no decorrer da vida vem da escola e das relações com seus colegas e com o tal do bullying. E isso também acho normal, porque na escola é onde temos o maior convívio social de toda nossa vida e é quando estamos formando nossa personalidade.

Penso, que apesar de normal deveríamos discutir maneiras de amenizar tal "problema", pois de quem é a culpa por um garoto de 10 anos ou mais ficar chamando o amiguindo de tetinha? É do menino? Dos pais? Da escola? Da mídia?

O menino aprende desde pequeno quem é bonito quem é feio de acordo com um padrão que temos na sociedade e se acha no direito muitas vezes de subjugar àqueles que fogem um pouco desse padrão. Se, e digo se porque acho ímpossivel, um dia conseguissemos começar a aceitar as outras pessoas como elas são e ensinar isso aos nossos filhos grande parte desse problema estaria solucionado.

Mas, essa é uma discussão imensa, que sempre vai existir... o que vocês acham? Só para esclarecer não sou a favor do bullying, apenas acho que é, infelizmente, algo normal....

20 comentários:

  1. Eu sofri bullying por qse tds os motivos q vc descreveu:
    Gordinha, quatro olhos, branquela, cheia de espinhas e de aparelho nos dentes!
    Sim eu era a visão do inferno!
    Pra ajudar eu era cdf e tinha poucos amigos!

    Mas como o Casey Heynes falou em entrevista http://www.youtube.com/watch?v=s0z2zsf3Oe8 "A ESCOLA NAO DURA PRA SEMPRE" amém.

    E a questão da violência comigo nunca aconteceu mas me fez lembrar uma historia q meu marido me contou: Quando ele tava na escola tinha um gordão (as vezes mocinhos as vezes viloes neh) que td dia na hora do lanche dizia que ia bater nele se meu marido n desse o lanche p/ ele! Depois de meses psssando fome na escola um dia ele disse q não ia dar e o coitado pobrinho e quatro olhos do meu amrido saiu correndo igual louco e se escondeu atras das mochilas da escola e esperou td mundo ir embora da escola p sair com medo de apanhar! Parece cena de filme americano neh? Mas essa é a realidade!

    É tosco bulliyng, n acho normal, são crianças doentes sem pais que controlem sua conduta! Que se acham melhores que os outros mas pra mim é o mesmo tipo de gente que chega de metralhadora e mata td mundo na escola!

    ResponderExcluir
  2. chega a ser irônico. preconceito virou bullying, racismo virou bullying, ódio virou bullying, ameaça virou bullying, chantagem virou bullying. O que a mídia quer? daqui a pouco xingar o juiz de filho da puta num estádio é bullying. essa luciano huckização me deixa puto. e quer saber? o moleque que apanhou no webhit mereceu. somos caridosos, amorosos, compreensíveis, mas não somos bobos e idiotas. Luciano Huck é um cara que eu faria a mesma coisa, jogaria no chão. Droga, fiz um bullying.
    alías, se tudo virou bullying, Huck obrigando uma família a nadar quilômetros entre ilhas para ver o sonha da casa reformada também é bullying, certo? ou explorar a desgraça dos outros é caridade.
    90% das pessoas já zoaram o nerd da escola ou 90% já foram zuados pelo mesmo motivo.
    a mídia esquecer o preconceito e o racismo, tornando tudo bullying, é divulgar falso moralismo

    ResponderExcluir
  3. Eu fiz um comentário enorme que o google comeu, então vou resumi:

    1) eu tb sofri! mas a impressão que tenho é que, depois de adultos, ng percebe que perseguiu e td mundo se torna perseguido... como isso acontece?

    2) tá na moda mesmo. será que é ruim? talvez seja uma oportunidade de divulgar o assunto e tomar medidas a respeito.

    3) Marcelo, não sei se faz diferença o nome que se dá, se a pessoa sofre bullyng devido ao preconceito, faz diferença? deixa de ser um problema e de ter implicações na vida da criança?

    ResponderExcluir
  4. já ia me esquecendo... a internet é um prato cheio para incentivar essa imbecilidade. blogs como Kibe Loco, por exemplo, abusam do bom carater. Por exemplo, Kibe Loco faz de herói o garoto do vídeo, mas faz piada com a garota do BBB que caiu com a cara no chão porque a corda de uma prova não a suportou.
    de imbecil o mundo já tá cheio

    ResponderExcluir
  5. 4) agora, já adulta, confesso que pratico bullyng contra um cara com peitinhos. mas acho que a autoestima dele é inabalável. nesse caso estou perdoada?

    5) concordo com o que o Marcelo falou sobre o Kibe Loco

    ResponderExcluir
  6. Sinto que o post parou na metade ... faltou algo...

    Então, é normal a encheção de saco... mas iolência já é exagero, não?

    Concordo com o MArcelo Mayer, a internet incentiva a imbecialidade.

    ResponderExcluir
  7. 6) esqueci de responder a pergunta final. não acho normal não... até certo ponto td bem, mas acho que existem casos extremos e como se trata tudo como normal, os casos extremos vão ficando cada vez mais extremos. entende? iauahauahua

    ResponderExcluir
  8. Mas agora é tudo mais fácil.
    Holocausto? O Bullying de Hitler contra os judeus.
    Segunda Guerra Mundial? O Bullying de Hitler contra o mundo. Nada que aconteça na escola escapa da definição generalista de Bullying.
    Mas tudo bem, o Bullying existe.
    É a tradicional zoeira que fazem com o gordinho, com o garoto magricelo, o menininho cheio de espinhas, o narigudo, o cabeçudo, o orelhudo, o feioso.
    É o descolado que enche o saco do menino tímido, do garoto introvertido, do "nerd" que só estuda.
    Quem sabe a inversão de tudo isso, e a panelinha dos "nerds" que se unem para falar mal da futilidade das "patricinhas"
    É o fortão reprimido, cheio de édipos mal resolvidos, ou com uma vida muito difícil, que sempre acha um motivo pra dar porrada em alguém.
    É a exacerbação dos defeitos físicos, da imperfeição estética alheia, da vida do outro, ou quem sabe a violência pela violência, o poder pelo poder.
    Sim, isso pode até ser chamado de Bullying.
    Mas não venham definir como Bullying, aquilo que tem raízes e implicações muito mais profundas.
    Mas e a sociedade, seus agentes, suas influências, sua mídia, os pais?
    Será que também não vendem o hedonismo, o individualismo, o culto ao corpo, a perfeição estética, o consumismo, o niilismo, e a violência?
    Engraçado. É o Bullying da Sociedade contra a própria Sociedade.

    ResponderExcluir
  9. O negócio do bullying na escola, é só vc não ser um fraco, eu tinha vários requisitos para ser zoada na escola, e no entanto eu que praticava o bullying. muahahahahaha Lógico que isso n me fez n sofrer algum tp de bullying, mas o resto a gente resolvia...claro, sem violência,ou não. ¬¬

    Bullying está na moda? Se está é feio.

    ResponderExcluir
  10. Acho que o que você está dizendo é que existem "brincadeiras" que não são bullyng, mas que quando essas brincadeiras são exageradas viram violência.

    Concordo com isso, o problema é saber até onde vai uma coisa e começa outra.

    Um exemplo. Eu tinha uma amiga que eu achava linda, inteligente, simpática, enfim, eu não conseguia achar um defeito nela (isso há 2 anos). E vivia brincando com ela sobre isso, que ela nem era bonita, inteligente e nada. Aí um dia ela me disse: "eu já estou com minha autoestima baixa, me sentindo um lixo e suas brincadeiras estão me deixando pior".

    Insensibilidade da minha parte? Pode até ser, mas acontece que eu nunca, jamais, acharia que ela teria o menor problema com isso já que eu a achava linda (e as pessoas que eu conheciam tb achavam). É como, sei lá, você brincar com a Angelina Jolie que ela é baranga e ela entrar em depressão pq se acha um horror.

    Em suma: muitas vezes o que é brincadeira pra quem faz, é violência pra quem recebe.

    bjo

    ResponderExcluir
  11. Bem pessoal,
    1) como falei eu acho normal brincadeiras entre amigos, curtição, quando não se passa dos limites. Isso sempre existiu e sempre vai existir.

    2) o post não parou na metade, mas é porque esse assunto da muito pano pra manga, por isso resolvi levantar a discussão. e funcionou tendo em vista os comentários.

    3) já que está em moda com a Ana disse, é o caso de pensarmos como diminuir tal problema.

    Bem é por aí.

    ResponderExcluir
  12. 4) eu condeno o bullying agressivo, mas assim como o Marcelo falou, temos que saber diferenciar as coisas. Só isso!

    ResponderExcluir
  13. O bullying é agressivo, independente se tem violência física no meio ou não.
    Brincadeira de criança é outra coisa.
    Pra mim, não existe bullying normal, aceitável. Pode ser até comum, e ser comum, nesse caso, tb não é bom. É sinal que é hora de mobilizar e acabar com isso, sim.
    Psicologicamente, talvez a gente não entende a proporção disso na vida de quem sofre pq não tenhamos sofrido de bullying, mas é incalculável... e pensando, alguns de nossos medos, inseguranças e baixa-estima devam vir daí.

    ResponderExcluir
  14. Penso que o bullying seja mais um reflexo de uma sociedade na qual os pais ainda não aprenderam educar seus filhos mostrando que os valores são essenciais para a vida. Assim nós (vítimas do bullying) somos obrigados a conviver já na infância com outros seres que mais parecem demônios vindos das profundezas do inferno com o único propósito de nos causar traumas para vida toda (exagero hahaha).
    Quem sofreu de fato bullying no colégio sabe a dimensão exata do que estou falando...
    O massacre de Columbine é uma prova dessa realidade e do quanto ela pode vitimar não apenas quem sofre o bullying, mas também famílias, escolas, professores e até uma cidade inteira. Não apoio a vítima que pega uma arma e termina com a vida de outra pessoa, porém no contexto geral da situação consigo compreendê-la e mais do que isso sem culpabiliza-la. Educação começa em casa e se torna um círculo vicioso tão forte quanto a violência.

    ResponderExcluir
  15. Só para esclarecer de vez minha posição, eu acho que brincadeira de criança é uma coisa e bullying é outra. Mas, hoje tem gente achando que qualquer brincadeira de criança é bullying, ai não concordo. E acho que até certo ponto é plenamente entendível que muitos traumas e problemas surjam daí, pois é a fase da vida que estamos formando nossa personalidade. Acho sim que devemos aproveitar a moda e discutir como amenizar tal problema. Eu "sofri" o tal bullying como disse no texto, que às vezes passava dos limites e tive problemas com isso, mas que se resolveram, então eu sei o que estou dizendo por já ter passado. É mais ou menos isso.

    ResponderExcluir
  16. Interessante o post mas antes de tudo precisamos diferenciar algumas coisas. Tenho lido textos sobre bullying, participado de alguns debates que vem me ajudando a entender um pouco mais sobre esse tema e gostaria de contribuir de alguma forma.
    Primeiro precisamos diferenciar o que é bullying e o que é brincadeira de criança, violência, briga. O bullying pode até surgir de alguma brincadeira ou chacota entre colegas por algum motivo específico como bem citou no post, mas só é bullying quando a característica ou o motivo inicial da gozação não é mais o motivo da provocação dos colegas. Sendo bem curto (e pra quem se interessar em ler sobre o assunto procurem por uma autora chamada Cleo Fante, referência no tema hoje no Brasil) o bullying existe quando a gozação, chacota ou curtição passam a existir sem mais o motivo que o justifique, acontece repetidamente e entre pares, ou seja, entre crianças do mesmo grupo, idade...
    Sendo assim, não dá pra dizer que o bullying seja algo normal. Não podemos aceitar esse tipo de atitude e muito menos acreditar que é algo normal e que deve existir sempre.
    Bullying não é brincadeira de criança, é sério!
    Brincar e jogar é muito diferente disso, são outros valores em jogo como a amizade, camaradagem, interação saudável, companheirismo...
    Só uma observação, o Estado de Goiás sancionou uma lei recentemente (lei n. 17.151, DE 16 DE SETEMBRO DE 2010) de combate ao bullying nas escolas. O Estado não está combatendo e prevenindo brincadeiras entre colegas, está combatendo o bullying, essa violência gratuita (que não é só murros e chutes) que deixa marcas em quem já sofreu.

    ResponderExcluir
  17. Ah, fico feliz pela "repercussão" do texto. é sempre bom causar polêmica! rs....

    ResponderExcluir
  18. Sobre o q vcs tem argumentado, que a mídia trata toda brincadeira de criança como bullying, não é um pouco da cabeça de vcs?

    Notem que a reportagem linkada não menciona bullying em nenhum momento,.

    ResponderExcluir
  19. Laila pratica Bulling até hoje!!

    kkkkkkkkkk

    ResponderExcluir