sábado, 16 de abril de 2011

Decolando ao fracasso



“O Brasil não vai passar vergonha na copa 2014.” Foi assim que a Ministra do Planejamento, Orçamento e Gestão, Miriam Belchior respondeu aos questionamentos a respeito dos atrasos nas obras de reforma e expansão dos aeroportos brasileiros.




Já o ministro dos transportes, Alfredo Nascimento, disse que: “É preocupante a situação de todos os aeroportos do país. Tanto que a presidente criou uma secretaria para cuidar especificamente dos aeroportos do país”,


Por um lado dizem que: é o negativismo dos paises do exterior ou é porque a FIFA sempre cobra prazos curtíssimos que nenhum pais sede consegue cumprir ou que os estádios da África do Sul ficaram prontos dois meses antes e mesmo assim mostraram um grande espetáculo, e por aí vai.


Por outro lado o IPE lança dados que comprovam que nem 10% das obras estão prontas e que dos 13 aeroportos brasileiros que estão em obras para a Copa de 2014 apenas 3 deles devem estar prontos a tempo de receber o evento, sem contar os estádios que nem começaram as obras (como o de Brasília e de outras quatro cidades) e que deveriam estar co m a primeira fase de demolição/construção iniciada até 1º de março.


Eu adoro futebol. FATO! O Brasil é o país do futebol, fato!

Trazer uma copa para o país é sinal de grande investimento e desenvolvimento em curtíssimo prazo, mas será mesmo que o Brasil estava preparado para este investimento bilionário? A gente escuta falar que não tem dinheiro pra saúde, que precisa aumentar o IOF, que com o fim do ICMS perdeu-se muito, mas pra fazer a copa então se teria dinheiro sobrando?

Não vou mentir eu adoro a idéia de ter uma copa aqui! Já ate marquei minhas férias de 1 mês para junho/2014 para poder ficar viajando pelas cidades sedes e ver o máximo de jogos possíveis! Louca.


Mas será que tudo vai ficar pronto a tempo? Será que terão vôos e estrutura nos aeroportos para todos os brasileiros loucos por futebol como eu e ainda turistas do MUNDO todo? Será que teremos retorno real desse alto investimento que está sendo feito, ou em 2015 entraremos no FMI novamente?

O que vocês acham?

Eu to aqui torcendo para que daqui três anos minhas férias não sejam um pesadelo! “Pra frente Brasil, salve a seleção!!”

2 comentários:

  1. Eu me lembro de um comentário no twitter logo depois do terremoto no Japão que dizia mais ou menos o seguinte: "eles vão ter tudo reconstruído antes que o Brasil esteja pronto pra Copa".

    Pior que é verdade.

    ResponderExcluir
  2. É...
    é complicado entender como falta dinheiro pra saúde e educação, mas existe verba para as outras coisas...
    fala-se muito no investimento das empresas privadas, mas já ouvi que na prática isso não vira nada...
    não sei o que vai ser, o que mais me preocupa, nem são as obras.. pq se elas não acontecerem, a copa não vem, simples assim.
    minha preocupação mesmo é que as obras corram bem, mas o investimento em segurança pública não seja suficiente.
    um evento como esse abre as portas do país para pessoas boas do mundo inteiro, mas tb para pessoas ruins do mundo inteiro... e um país que não consegue lidar com a violência local, provavelmente vai ter mais dificuldade de lidar com a violência importada.

    ResponderExcluir