terça-feira, 26 de abril de 2011

Desliguem os video games e os computadores e assistam Rede Record.

Atirador de Realengo  jogava games violentos
Opinião de Renato Bueno no Kotaku BR sobre o link acima
Jogos violentos ajudam a reduzir stress e depressão (inglês)

Recentemente foi lançada no twitter a tag #videogamemata, em resposta às insinuações que surgiram sobre jogos e comportamentos desajustados. Lembro de jogar Prince Of Persia (1989), apresentado por meu pai. Quando morria ou matava o vilão, aparecia sangue em 8bits, bem vermelhinho.

Call Of Duty - Black Ops se tornou a maior arrecadação em vendas da indústria do entretenimento, seguido pelo filme Avatar, que trata da invasão de um planeta bonitinho por humanos. Todo mundo no cinema torceu pela aniquilação dos humanos colonizadores.
Poucos livros conseguem ser tão violentos quanto o mais vendido do mundo, a Bíblia Sagrada: Deus brigou com um rei, e decidiu matar seu primogênito, o primogênito do padeiro do rei, e  do ferreiro, do cocheiro, do vizinho...

A violência é, de certa forma, inerente à natureza e história humana. Em minha concepção, sua presença de forma tão realista em jogos permite apenas que canalizemos as tendências homicidas que o meio  nos provoca em um ambiente virtual. Assim como as artes marciais.

Brinquei com vários jogos violentos ao longo de meus mais de 20 anos de convívio com games. Em casa, nunca me faltou educação, e presença dos pais. Não há televisão e video game desligados que segurem a falta de ensinamentos sobre ética, sobre retidão. Até hoje jogo todos os dias, tenho 26 anos, trabalho na mesma empresa fazem 7 anos, e dizem que sou uma pessoa criativa, inteligente, tranquila, bem humorada. Um amor de pessoa. :)

Meus filhos viram Kratos decepar a cabeça de Hélio, cortar as pernas de Hermes e furar os olhos de Poseidon em God Of War III. Quando peguei Modern Warfare 2, o mais novo, disse todo meloso: "posso zogar aquele zogo muuuito violento do peyteyxon teis?" - como lhe negar? Rapidamente tive que lhe apresentar a expressão "headshot" - o garoto tem uma mira ímpar. Ainda assim, ambos imitam miados e ronronados quando os abraçamos, beijamos e fazemos cafuné - e eles pedem por isso. Tratam muito bem seus colegas de escola e os cinco gatos de estimação, que não cansam de pegar no colo, esfregar no nariz e alisar. São crianças amorosas, doces, nunca tiram notas baixas, se esquivam de suas responsabilidades escolares ou faltam com o respeito em casa.

O video game para eles, assim como foi para mim e para qualquer pessoa normal, é um brinquedo.
A educação, a moral e a educação  vem de outro lugar.

7 comentários:

  1. Pois é... os jogos fazem assassinos, história em quadrinhos não é literatura, quem curte arte é viado e por aí vai.

    Bem-vinda!

    ResponderExcluir
  2. ai gt, o google come meus comentários!!!

    mas enfim... o q eu tava dizendo é q concordo!
    kkk

    ResponderExcluir
  3. Imaginei o pequenino falando isso, ele é tão bonitinho *-*

    Seja bem vinda, Lana!

    ResponderExcluir
  4. Laila, ele é, hehehe
    e nessa época tinha só 5 anos, imagine a coisa mais guti-guti! deu vontade de amassá-lo! rs

    Enfim... baseada na 'notícia' da Record pensei em escrever sobre outro grave problema geral brasileiro: a imprensa e a indústria da desinformação, mas os estereótipos e bodes expiatórios é que me matam...

    fica pra próxima!

    e obrigada pelas boas vindas :)

    ResponderExcluir
  5. Amei Lana!!!
    Concordo mas com algumas virgulas sabe?

    Esse carinho, atenção, respeito e educação dado pelos pais (q no caso vcs dão) é cada vez mais raro!

    As crianças são criadas pelos professores e domesticas, aprendem sobre a vida com os coleguinhas, lidam com divorcios, vicios, acidentes, perdas, violencia cada vez mais cedo.

    Não acho q o melhor para um criança seria enfiar uma arma (de brinquedo) na mão dela e mandar ela matar todo mundo do desenho!

    Algo como backyardigans e Ben10 seria mais adequado...

    Mas isso na primeira infancia né? Um menino de 12 anos sabe muito bem oq está fazendo, sabe diferenciar o certo do errado! Os valores dele já estão definidos. Nas crianças ainda não!

    Sejam bons pais pessoas!
    Não saiam fazendo filhos ao deus dará!
    Cuidem dessas crianças... tadinhas, elas estão nascendo em meio a um mundo louco, degradado e poluido!
    Se n for p/ cuidar, n façam!
    O PLANETA AGRADECE!

    ResponderExcluir
  6. Concordo totalmente!
    Adorei o post!

    @ChrisRibeiro

    ResponderExcluir
  7. Se voce postar sobre o grande estrago que a imprensa mundial faz na mente da população eu vou apoiar!

    A expectativa de audiencia para o casamento do Príncipe é de 2 bilhoes de pessoas...acho que tem muita gente achando que tá na ilha de caras.

    ResponderExcluir