domingo, 10 de abril de 2011

Felicidade! YeeeeeY!

Brasil é o 14º em ranking de felicidade no Twitter, diz pesquisa


Conclusão da notícia: "olha só como a gente brasileiro é feliz."

Que brasileiro é conhecido como um povo feliz e festeiro todo mundo sabe, todo o mundo inclusive. Só quero pensar não em povo, mas em individualidade.

Eu parei pra pensar um tiquinho nas palavras que "nortearam" essa pesquisa: "amor", "felicidade", "bom" e "obrigado" - e fiquei me perguntando por que razão se acredita que essas palavras vão necessariamente refletir felicidade. Também pensei em período de tempo que essas palavras foram monitoradas para o estudo, em contextos nos quais estavam inseridas e acabei concluindo que esse estudo não me diz nada em que eu possa acreditar.
Palavras muito mais próximas de felicidade que essas são ditas pelas pessoas todos os dias e por muitas que falam o que não sentem. E tenho tendência a acreditar que, na maioria das vezes, a gente não fala o que sente seja pra poupar tanto os outros, como a gente mesmo. Muita gente fala de amor que não sente, de felicidades que não existem como se os falsos sentimentos fossem as coisas mais comuns. Acontece que não existem falsos sentimentos, porque pressuposto pra sentimento é sentir e, se a gente não sente, não posso considerar como tal. Eu pelo menos acredito.
Felicidade pra mim é um pouco complicado. Existem pessoas que são eternamente felizes, mas oscilam nos sentimentos? Porque, se for verdade, a felicidade é um "ser" e não um "estar". As pessoas podem ser sempre felizes, mas terem momentos de tristeza? Ou as pessoas são neutras e podem ficar tristes ou ficar alegres por determinadas razões?
Posso comparar as pessoas a montanhas russas, em relação aos sentimentos, e tentar estipular um ranking de felicidade ou qualquer outro deles é um tanto estranho já que existem os altos e baixos em se ser.
Se você acredita que é feliz, você é realmente feliz? Naqueles dias que você acorda e não se aguenta, mas tem todo um dia pra se aturar e acreditar que se gosta e que está feliz, um simples "eu sou feliz" na frente de um espelho, vai resolver os seus problemas? É um caso a se pensar.

No final das contas, eu não retiro os questionamentos, mas eu acredito que minha felicidade está onde eu possa alcançar, porque não dá pra esperar a vida toda pra que alguém encontre felicidade e traga pra você.

3 comentários:

  1. Flavio eu acho q esse titulo de felicidace no twitter vem da gde quantidade de humoristas e blogueiros q sao os mais influentes mais retuitados e com mais seguidores. Tenho variosssss amigoss que entraram no tt so p ser engracado ou p saber uma piadinha pra mesa de bar do fim de sema na...

    Talvez nos tenhamos um gde senso de humor para td, mas motivo para rir e ser feliz no bra si l mesmo so se for rindo da desgraca neh?

    ResponderExcluir
  2. Realmente a pesquisa é bastante questionável, principalmente pelo método.
    Afinal, posso citar as palavras utilizadas como critério com ironia (e olha, ironia é algo bem comum no twitter).

    Sobre a felicidade, acredito que muita gt acredita que é feliz por alienação, principalmente pq não é possível ser feliz sempre. A felicidade não é um estado de espírito, algo permanente...
    Mas meus achismos sobre isso são coisa demais pra esse comentário...

    ResponderExcluir
  3. Essa é uma das pesquisas mais idiotas que eu já tomei conhecimento. É isso.

    ResponderExcluir