segunda-feira, 18 de abril de 2011

Gosto e desgosto literário.


A história é básica. Quem não conheceu alguém que não suportasse ler Clarice? Sinceros demais ou preguiçosos demais, a verdade é que seus não-fãs existem, e isso é saudável.
É bom discutir um livro e não o engolir direto, por mais que se admire o seu autor. Com certeza é o que alguém espera quando escreve: que o texto gere alguma reação no leitor, racional ou sentimental. Todo escritor que se preze tem uma pitada de baixa auto-estima e auto-crítica em algum excesso, por isso não costuma acreditar muito em elogios.
Neste caso, elogio não há, obviamente. Há o oposto, mas um oposto estranho: uma crítica negativa feita baseada na leitura de uma tradução de Clarice Lispector para o inglês. Sobre esse importante detalhe, deixo a vocês a reflexão.
Aliás, peço a reflexão também sobre o título deste texto, que não é notícia mas me chamou a atenção - Clarice? Uma adolescente. Aprendendo. A-pren-den-do a escrever. Estou me segurando para ser imparcial, mas às vezes é impossível.

9 comentários:

  1. Ah, a historinha da notícia é até engraçada, kkk
    mas eu ia ficar mto grilada com essa menina.

    Não sou mto fã de Clarice, eu gosto, mas li só um livro e cato um trecho aqui e outro ali. Não é das minhas autoras preferidas, mas tenho mto respeito pelo trabalho dela.

    ResponderExcluir
  2. Eu tenho medo da Clarisse. medo com o outras diversas fobias na minha vida!
    Na época de escola tipo 8º série o professor de literatura nos apresentou Clarisse com a obra exatamente descrita nessa manchete: A Paixão Segundo GH.
    A única coisa que eu consigo lembrar é a cena da barata, esmagada entre a portas! E ela indo comer a barata com os versos mais provocantes e apaixonados como se tivesse hipnotizada!
    "A barata é pura sedução. Cílios, cílios pestanejando que chamam"

    ELA ERA LOUCA POR BARATAS, FALAVA DE BARATAS TD HORA!
    QUE MULHER IA GOSTAR DE LER UM LIVRO DESSES?
    Eu que não fui!
    E assim me traumatizei de Clarisse e nunca mais li nada a respeito.

    Mas deixando de lado a loucura, o nome dela é maravilhoso, né?
    Cla-ris-se Lis-pec-tor tem uma sonoridade incrível!
    Inveja do seu nome, sua louca!
    O meu é só uma silaba POBRE usada em músicas de bandas pop sem conteúdo, unidas por um BREGUISSIMO “i”
    La-i-la

    ResponderExcluir
  3. Faz algum tempo que me comporto como um porco-espinho quando leio 'Clarice Lispector'em qualquer lugar da internet, é só ler que já me ativa o mecanismo de defesa(espinhos) contra os milhares e milhares de admiradores compulsivos e chatos dela.

    Ela merece na minha opinião admiração sim, mesmo que os escritos dela não alterem em nada, como ela mesma sabia.

    Ps.: Tenho medo de comentar qualquer coisa sobre ela e aparecer milhares de fãs tentando me matar, então parei. HaHa

    ResponderExcluir
  4. Bom, sou fã incondicional de Clarice Lispector.
    Gostaria de primeiramente esclarecer algumas informações... Não podemos julgar uma escritora do porte de Clarice Lispector por um conto e sim com estudos de toda sua obra... Segundo quero parabenizar os autores "personagens" deste blog,é fantástico o que estão fazendo, discutindo literatura, como diz Maria Vargas Llosa: " A literatura não começa a existir quando nasce, por obra de um indivíduo, somente existe de verdade quando é adotada por outros e passa a tomar parte na vida social, quando se torna, graças á leitura, experiência compartida."
    Contextualizando, Clarice Lispector não só adora uma barata, num estudo mais aprofundado a "barata" são os seres humanos esmagados pela sociedade e suas limitações...
    Clarice Lispector sempre foi muito autentica, escrevia seus sinceros sentimentos, enfim, nós adoradores de Clarice agradecemos as "críticas" pois é a partir dessas discussões que podemos mostrar um pouquinho do que foi esta grande escritora.
    Como dia Fernando Sabino: Clarice Lispector é uma coisa escondida sozinha num canto, esperando, esperando. Clarice Lispector só toma café com leite. Clarice Lispector saiu correndo correndo no vento na chuva, molhou o vestido perdeu o chapéu. Clarice Lispector é engraçada! Ela parece uma árvore. Todas as vezes que ela atravessa a rua bate uma ventania, um automóvel vem, passa por cima dela e ela morre.( Contextualizando com o último capítulo do Livro - A hora da estrela).
    Obs.:Espero ter contribuido para este extraordinário Blog.

    ResponderExcluir
  5. Não dá pra ser imparcial. Aprendendo a escrever? Isso é um insulto, na verdade.

    ResponderExcluir
  6. A Clarice é uma de minhas escritoras preferidas. Eu gosto muito mais dos romances que dos contos. Acho que as pessoas muitas vezes não entendem o que seja estilo literário (sobretudo pq aprendem na escola a literatura dividida em Período Literário e daí complica mais). A prosa de Clarice não é seca mesmo. E isso é marca dela. Da mesma forma que a prosa pode ser poética a poesia também é prosaica.
    No entanto acho que ninguém é obrigado a gostar, e acho que Paixão segundo G.H. não é um livro pra enfiar goela baixo (aliás, como qualquer um não é).
    Quanto a amiga em questão, ela leu uma tradução. Infelizmente tradução é algo que não é fiel, porque não tem como ser.

    Mas agora, falar que ela está aprendendo escrever é bobagem, não gostar dela é uma coisa, e acho justo. Cada um tem seu gosto. No entanto, não reconhecer os recursos que ela usava, imagens, lirismo, dizer que ela não sabia escrever é coisa de quem está a-pren-den-do a ler.

    =*

    ResponderExcluir
  7. Ahhh, outra coisa, muitas pessoas "conhecem" a Clarice pelas citações atribuídas a ela na internet. Sobretudo uns poemas toscos. Quem leu mais que um livro dela sabe reconhecer que ela não escreveria coisas açucaras e autoajuda como atribuem a ela. Essa citações, assim como as do Caio F. de Abreu, mas contribuem para a má fama deles que para que alguém procure os livros dele para ler.

    =*

    ResponderExcluir
  8. Sorry aos fãs por escrever com dois esses!
    Mesmo assim seu nome continua lindo Clarice!

    ResponderExcluir
  9. Unanimidades literárias são muito chatas :P

    ResponderExcluir