sexta-feira, 8 de abril de 2011

Mortes de crianças em escola no Realengo

Manchete de Ontem: Ex-aluno mata 12 estudantes, na pior tragédia em escolas do país.

A escolha da notícia não podia ser mais óbvia, claro.

Mas como falar em outro assunto? Teve outro tremor no Japão gerando mais vazamento nas usinas, a deputadada Jaqueline Roriz passa mal (mas não o bastante para um infarto), tem gente desde quinta acampado para o show do U2... muitas coisas acontecendo, mas, por agora, o que nos importa tanto, nós, brasileiros?

Esse rapaz entrou lá e matou essas crianças, agora fala-se em segurança e  etc., alguém ou alguma coisa terá que ser culpado. Mas o que acontece é que ele era conhecido, o que acontece é que ele conversou com professoras, o que acontece é que ninguém espera por algo assim. 

No pior estilo de Criminal Mind, todos querem desvendar os motivos, sondar a mente do assassino, querem decifrar na escrita de sua assinatura os motivos que o levaram a isso. Já apostam em bullyng, que hoje é coringa para tudo. Alguns falam em Islamismo, ignorando completamente a citação de "Jesus" na carta. Outros aproveitam para vender. Assim que a notícia saiu ontem, por exemplo, podia-se comprar, na página principal da Livraria da Folha, um exemplar do livro 501 crimes mas notórios do mundo. Ontem o Datena nem precisou falar no engarrafamento em São Paulo. Ontem os jornais principais do país colocam a foto do assassino morto na escada. A troco de que?

Nem eu, e possivelmente você, podemos dimensionar o que foi aquilo. O que tentamos fazer é ter  solidariedade na dor dos outros. A mídia não parece seguir muito por esse caminho: noticia e noticia sem dados, ontem o número de mortos aumentavam e subiam em um mesmo texto (9 mortos, 12, 15..). Falam o que ainda não sabem, banalizam a notícia, o horror e a dor de quem está passando por essas perdas. 

Saber os motivos que levaram o assassino a ter essa atitude talvez conforte as famílias, não sei. Mas sei que é papel da polícia investigar e não a mídia ficar fazendo essa espécie de bolão levando até médicos a falar sobre a possível psicopatia aliada ao extremismo religioso. Sem dados, o que é isso senão chutomêtro especializado?

11 comentários:

  1. Olha vocês podem pensar o que quiser, mas eu PRECISAVA ver a foto daquele desgraçado morto e ensanguentado jogado na escada!

    No meio de td aquele inferno, aquela loucura, minha perplexidade e choro, eu precisava "me sentir" vingada.

    Vingança não a mim mas a todos!

    Td hora q passa a Dilma falando "meus brasileirinhos" eu morro de chorar denovo! Gente eram crianças! Aquelas q eu tava falando outro dia aqui no blog que tinham q brincar e ter piolhos, são essas crianças!

    E eu sou do tipo de pessoa q no calor do momento igual aquelas pessoas à frente da escola, se ele não tivesse morto eu tava no meio da muvuca p/ linchar ele sabe?

    Não q seja motivo de orgulho uma decisão assim impensada! Simplesmente é o meu lado irracional lidando com um cenário completamente irracional tb.

    Não culpo a imprensa! Diante de um monstro desses, ninguém consegue uma explicação! E eles estão tentando encontrar respostas para confortar os brasileiros, não só os pais das vítimas mas todos nós q temos coração e q sofremos junto com cada mãe q gritava desesperada do lado de fora da escola pelo filho!

    ResponderExcluir
  2. Laila,

    eu não sei se fui clara no texto. Acho o que o cara fez uma barbaridade e é por isso mesmo que eu acho injustificável, pra mim por mais que achem o motivo, nada, absolutamente nada, justificará um absurdo desses.Na vai justificar, como vc disse, a dor dessa mãe que gritava do lado de fora da escola.

    O que acho é que a mídia anda sendo leviana na maneira de tratar as coisas, existe maneiras e maneiras de se dar a notícia.

    bjo

    ResponderExcluir
  3. Também chorei junto com Dilma.
    Muito absurdo e realmente não é uma coisa que a gente espere que vá acontecer, então não sei se foi falta que segurança ou o que, mas o sentimento que fica é de tristeza e de impotência, porque a gente só pode lamentar. Nada vai trazer os brasileirinhos de volta. =/

    ResponderExcluir
  4. verdade, Flavitcho. Nada vai trazer essas crianças de volta e isso é muito triste. A morte é terrível em qualquer momento e de qualquer forma. Mas é mais difícil aceitar mortes de crianças, completamente indefesas e de uma forma tão estúpida.

    ResponderExcluir
  5. Eu não sou a madre Tereza, mas consigo ter compaixão pelo cara e também pela família dele. Acho a publicação da foto um desrespeito sem tamanho.

    É evidente que o cara surtou, e não é o primeiro nem o último ser humano a surtar.

    É fácil pra gente, pra mídia, atribuir ao cara o rótulo de animal, assim como fez uma autoridade pública, e ponto, afinal "nós tão humanos, nunca tomariamos uma atitude assim". Como se fossemos intocáveis, inatingíveis, como se estivessemos livres de desequilibrios, assim como as pessoas que amamos.

    Afinal, os cristãos só amam ao próximo na Igreja, e um cara que faz uma atrocidade dessas é demitido do cargo de "próximo".

    Foi uma barbaridade, um absurdo, uma coisa triste, deprimente, de cortar o coração... Mas a morte do cara, principalmente por suicídio, não vinga porra nenhuma. Não traz nenhuma criança de volta, e muito menos ajuda a entender o que aconteceu. Muito menos a foto do cadáver ensanguentado.

    ResponderExcluir
  6. Estamos todos perplexos com tudo o que aconteceu. Nós, que estamos longe sofremos pelas crianças que morreram e pelas que estão hospitalizadas, correndo risco de morrer ou de ficar com graves sequelas por causa de uma loucura de um cara maldito. Tinha que morrer mesmo! E tinha que mostrar a foto dele sim! E tem que saber quem ele era sim! Não vinga, não faz as crianças voltarem, não ajuda no sofrimento das famílias. Mas o povo quer saber, é justo. Como assim que um cara chega numa escola e sai matando? Isso não é normal. Por isso é óbvio que a imprensa só vai falar disso. Vai especular sim, como especula sobre qualquer coisa.

    Descobrir os motivos dele, realmente não ajuda em nada. Mas mesmo assim as pessoas querem saber. E têm o direito de saber.

    Nessas horas, não sei realmente se um ser humano que é capaz de matar o próximo com tanta frieza merece o amor de alguém. Não acho desrespeito nenhum mostrar a cara desse louco nos jornais. E a família dele se sentir desrespeitada não é nem de longe o que as famílias que perderam essas crianças estão sentindo.

    ResponderExcluir
  7. Sabe...

    estou começando a achar que 95% das pessoas tem um pouco de Datena, e que eu faço parte dos 5% que não tem.

    e tb começo a pensar que o conceito de justiça é um tanto relativo.

    ResponderExcluir
  8. Dai, flor foi ótimo seu texto eu entendi tudinho sim (acho eu hahahha)

    O negócio é q de uma certa maneira o que vc criticou com relação à mídia (e com fortes argumentos) eu consigo ver com outros olhos sabe?

    Imagino por exemplo quando teve o 11 de setembro, com certesa as televisões dos EUA e do mundo todo ficaram especulando as causas e etc e o numero de mortes td vez mudava, e tals por que?

    Porque a gente tem pressa de tentar entender como alguem faz algo assim, quantas pessoas foram atingidas, oq aconteceu com esse fdp, sabe?

    A mesma coisa no Japão agora com o Tsunami.

    Só acho q não seja um defeito do jornalismo investigativo ou sensacionalista mto menos do jornalismo brasileiro.

    Acho que é como o ser humano (inclusos os jornalistas) reage diante de tragédias mesmo. Com suas falhas e , agindo por impulso como eu disse antes tb ao querer linchar o cara!

    bjo p tu tb =*

    ResponderExcluir
  9. A GENTE FICA SEMPRE DIZENDO QUE QUASE TODO MUNDO ESTÁ À PROCURA DE UM HOLOFOTE, MAS NÃO EXISTE NINGUÉM MAIS DO QUE A PRÓPRIA MÍDIA A FAZER ISSO. ELES CONSEGUEM MUITO MAIS DO QUE TODOS, AFINAL É DELES O HOLOFOTE. PARECE QUEU FICAM TORCENDO PARA ACONTECER DESGRAÇAS PARA FICAREM ACENDENDO E APAGANDO, ACENDENDO E APAGANDO ENTRE UM COMERCIAL DE VENDAS E OUTRO. ABRAÇOS, DAI. PAZ E BEM.

    ResponderExcluir
  10. Tentar traçar um perfil do maldito, ou descobrir os motivos que levaram esse infeliz a cometer essa atrocidade não minimiza a dor, só dá mais pano pra manga dessa imprensa horrorosa.

    E quanto a segurança, é cada um e Deus - se é que ele existe - por todos.

    ResponderExcluir
  11. Acho que o pensamento de "ah, eu o mataria", só demonstra a falta de reflexão, e maturidade.
    O que muitos estavam torcendo pra que acontecesse quando a polícia estava invadindo as favelas no Rio(Vila Cruzeiro, e complexo do Alemão), mais sangue? Precisamos é de segurança, e não de mais banho de sangue. Precisamos é que o sistema funcione, e acolha o indivíduo, e não chegar e sair matando, fazendo o que vem primeiro à cabeça, animais fazem isso, loucos fazem isso. O que nos torna diferente se conseguimos perder a cabeça...
    Imagina se fosse um conhecido seu que tivesse lá, se você iria querer matar ele na hora, não importando a noção de oque havia acontecido lá...
    Não to defendendo o cara (mesmo que ele possa ter sido vítima do sistema, e da sociedade), nada justifica a ação dele, como nada justifica se glorificar por ele ter perdido a vida, ou por, no caso da vontade de linchamento, ter ajudado a matar ele. O que isso criaria em sua cabeça? Que pensamentos não teria após isso?
    Eu consideraria igualmente assasino.

    ResponderExcluir