quarta-feira, 6 de abril de 2011

Os presos injustamente

Manchete de Ontem 1: Advogado diz que pedreito está preso por ter o mesmo nome de criminoso
Manchete de Ontem 2 (a continuação do caso): Preso por engano é solto no interior de São Paulo

No último capitulo do Manchetes de Ontem parte do tema era o “direito” de policiais matarem civis. Ainda com pé na policia e justiça temos mais um caso para vocês.

Apesar de que eu já expus minha opinião sobre a justiça e a policia, neste caso não dá para dizer que estavam errados. Tudo bem, foi injusto, mas não parecia ter sido de propósito. Imagine você no lugar do juiz: condena um homem, foragido, a prisão por assassinato. Do nada topa com um homem que tem o mesmo nome e o nome da mãe é o mesmo. Ainda por cima a mãe da assassinada diz que o encontrado é igual ao homem que matou sua filha. Você crê que pegou a pessoa certa.

Pelo menos tudo correu bem. Tirando o aperto em que a família do preso passou tudo correu bem, pois ele conseguiu ser libertado. Ainda vai ter que provar que não é o homem acusado, mas se há chances de conseguir sua inocência se mostrar documentos pessoais, mais fotos, documentos que provem que ele morava em outra cidade na época do crime, etc.

Mas nem sempre é assim. Já aconteceu de inocentes serem presos e ficarem anos até descobrirem ter pego a pessoa errada. Por que isso ocorre?

Não sou da área de direito, sou da área de tecnologia, mas creio que em muitos casos, tirando os em que ninguém está preocupado em fazer justiça, o que ocorre é o número elevado de pessoas, ainda mais as que, como no caso da manchete, ter o mesmo nome, vir da mesma região, etc.

Sempre fui clara ao dizer que há muita gente no planeta. Ainda mais pessoas parecidas.

Outro problema é a falta de tempo. Não são todos, mas os que verdadeiramente correm atrás da justiça tem seu tempo muito curto. Muitos casos acabam juntos, pesando nas costas. Muitos casos... aí entra outro ponto, o alto índice de criminalidade, sem falar nos casos sem importância que algumas pessoas ainda insistem em recorrer a justiça às vezes.

Muitos casos, muitas pessoas, poucas correndo atrás, pouco tempo, pouca gente se importando. Creio que é por isso que ocorrem ainda prisões por engano. Sem falar nas que não são por engano, mas esse já é um assunto para outro capitulo de Manchetes de Ontem.

5 comentários:

  1. Ou seja? Se não quer um filho preso injustamnete, de-lhe um nome diferente. João Victor e Maria Clara tá cheio nesse nova geração.

    ResponderExcluir
  2. Então é culpa dos pais e não do país?

    ResponderExcluir
  3. Ana nesse país onde as leis são feitas para os interesse de poucos, essa é a solução que nos resta, não?

    ResponderExcluir
  4. Não, vocês não entenderam o que eu quis dizer >< ficou nas entrelinhas... se depender dos poucos que correm atrás de justiça daria tudo certo... mas a maioria não corre, por isso acontece essas coisas '-'

    ResponderExcluir
  5. Eu acredito que isso ocorra porque nosso sistema é arcaico, se tivesse um sistem decente de digitais, por exemplo, muito disso seria resolvido.

    bjo

    ResponderExcluir