sábado, 21 de maio de 2011

Fim do Mundo


"Solta os quatro anjos que estão acorrentados à beira do grande rio Eufrates. Então foram soltos os quatro anjos que se conservavam preparados para a hora, o dia, o mês e o ano da matança da terça parte dos homens..."

Me sinto honrado em ter sido escolhido pela sorte a ser o comentarista deste blog no dia do juizo final. Mas infelizmente o mundo ainda não acabou.

Bem, a notícia traz, como todos devem estar sabendo, a previsão do dia do arrebatamento, que, segundo um certo grupo americano, estava previsto na bíblia. A citação acima faz parte do livro do apocalipse, e descreve os quatro anjos que tem por exército 200 milhôes de cavaleiros, cujos cavalos exalam enxofre pelas narinas. Tudo isso realmente parece muito amedrontador.

O que me parece é que há muito tempo, em várias previsões catastróficas, o mundo ja deveria ter acabado. Todos devem se lembrar do ano 2000. Várias pessoas chegaram a cometer suicidio por medo da virada do milênio.

Segundo a teoria comportamental, a punição tem efeito somente na frente do executor. Bem, ninguém poderia fugir aos olhos de Deus ou qualquer outra força maior que geralmente está implicada aos "fim-do-mundo" que tanto aparecem. Seria de se perguntar qual a necessiadade e por que tantas pessoas acreditam neste tipo de coisa. O desespero torna as pessoas menos sensatas, e acabam por crer com o único fundamento, apoiado em sua angustia egóica, de que são culpadas e merecem ser punidas.

A criação de ilusões para não sofrer é inerente ao homem. No caso, a infração da moral, que por todos nós é cometida, só pode ser suprida pelo sentimento de culpa, que nos faz pensar que alguma força maior vá nos punir e, punindo, seremos perdoados pelos nossos pecados.

Bem, acho que a espiritualidade tem muito mais a nos oferecer do que uma simples e arcaica idéia de controle moral dos nossos atos. Apenas me pergunto...quais serão as próximas previsões?

2 comentários:

  1. É, o mundo não acabou. Mas tb ando curiosa para as próximas previsões.

    Ano que vem teremos mais boatos ;D

    ResponderExcluir
  2. É... as pessoas adoram se iludir marcando datas para o fim do mundo... e o fim do mundo adora desapontá-las.

    ResponderExcluir