quinta-feira, 19 de maio de 2011

Marcha das Vagabundas.



Conheço pelo menos umas 5 mulheres que já se assustaram nas ruas da vida, voltando da faculdade ou da casa de alguma amiga, seja domingo, seja dia, seja noite. Estavam completamente vestidas, e isso não inibiu um tarado ou outro de se exibir, de correr atrás delas e tudo mais. A roupa não é segurança absoluta, isso é fato.

Contudo, polêmicas a parte, não podemos deixar o “oba oba” em torno do protesto nos faça achar que é recomendável andar por aí de espartilho e mini saia, em qualquer lugar aonde se vá...

É preciso ter cuidado quando se anda em lugares desertos, quando se vai a lugares estranhos, quando se está sozinha por aí... Toda aquela conversa que ouvimos das nossas mães, avós, e tias desde pequenas.

Afinal, se podemos diminuir as chances de um infortúnio, porque vamos aumentá-las?

Ainda que eu acredite que a roupa não é segurança, ainda que eu apóie a causa da “marcha das vagabundas” e ache um absurdo responsabilizar as vítimas pela violência sexual que sofrem...  Sou obrigada a repetir um dos ditados que mais ouvimos nas nossas vidinhas: “prevenir é melhor do que remediar”.

Bunda e peitos a mostra chamam a atenção masculina, mas não só do macho com o qual você quer acasalar, pense nisso! Sim, existem outras taras que atraem criminosos sexuais, mas esta é a mais tradicional, não custa tomar algum cuidado.

7 comentários:

  1. Infelizmente por conta da violência nós temos a nossa liberdade suprimida. É o mesmo que não andar de vidros abertos por aí à noite. Não dá para ficar usando roupas muito sensuais... Não que a culpa de um estupro esteja na roupa que a mulher vista (ou do assalto, ser o vidro que estava aberto), mas existem atitudes que talvez diminua o risco de acontecer algo ruim.
    É o mundo. Fazer o quê!

    ResponderExcluir
  2. É aquela coisa né, liberdade e responsabilidade andando sempre juntas.

    ResponderExcluir
  3. Eu li tanto sobre vitimologia na faculdade e até hoje não tenho uma opinião formada sobre isso..kkkkkk que lastimável.

    ResponderExcluir
  4. a culpa n eh das vitimas a culpa é q n existem psiquiatras e psicologos na rede publica e esse bando de doentes mentais continuam soltos e loucos por aih!
    *deja vu mais uma vez

    mas como eu disse naquele post sobre a prisão por ter um nome comum, vamos previnir né?
    Não só roupas provocantes, sair sozinha pra balada, andar ate o estacionamento a noite sozinha, as mães são sábias!
    Escutem-nas!

    ResponderExcluir
  5. Eu posso estar muito louca, mas acho que você tem todo o direito de andar de barriga de fora e decote sem achar que vai ser estuprada na próxima esquina. Particularmente, eu não curto o modelo; mas imagine que seja sua roupa preferida e você tenha que se cobrir só por isso.

    Eu entendo que é preciso se cuidar, mas isso não devia ser necessário - assim como não devia ser preciso fechar o vidro do carro no sinal, como disse a Hellen. Se a gente simplesmente aceitar as imposições que a falta de segurança nos coloca, não quer dizer que estamos concordando em viver assim?

    ResponderExcluir
  6. Existe a falta de caráter e a obsessão doentio. O poder e a sociedade precisam saber separar as coisas. Tratamento existe e não é jogando simplesmente numa cela que vai resolver.

    ResponderExcluir
  7. Eu não concordo em viver assim pelo simples fato de "aceitar as imposições que a falta de segurança nos coloca". Mas eu tenho plena consciência que eu, sozinha, andando de vidro aberto por aí não vou mudar o mundo. Então eu fecho mesmo.
    Ninguém disse que a vida é justa! haha

    ResponderExcluir