terça-feira, 3 de maio de 2011

Morte do Bin Laden

Bem, enfim o Bin Laden morreu.

E aí devemos comemorar ou voltar a temer?

Logo após o anúncio da morte do terrorista mais procurado do Mundo, alertas de segurança foram disparados por vários países sobre possíveis retaliações. A insegurança assim voltou a fazer parte, com certeza em menor proporção, mas voltou, de norte americanos e europeus.

Insegurança essa que pode ser de novo a desculpa que estava faltando para estes mesmos países, por exemplo, continuarem nos territórios invadidos e talvez até fazerem novas investidas. "
- Ops, mas peraí, se matou o cara num era pra sair agora desses países??"

Veremos o que acontecerá, mas convenhámos, é uma ótima desculpa para continuar a invadir países tendo em vista que os terroristas agora vão querer se vingar!

E o que mais chama atenção é que isso acontece de novo perto de um momento eleitoral norte americano (me recuso a falar americano, pois todos cidadãos da América são Americanos) que com certeza não será nada simples. Sim, Obama perdeu grande parte do apoio popular que tinha. Não conseguiu fazer as grandes reformas que prometeu e terá que realizar grande esforço para se reeleger.

Mas, agora tem uma carta na manga, não, não a Morte de Bin Laden e sim o Medo. Pois, infelizmente pelo medo muitas eleições e processos já foram ganhos em muitas partes do Mundo e comprovodamente nos EUA.

Agora Obama poderá falar:

- "Pessoal, votem em mim e não terão pelo que temer as viganças, se matei Bin Laden, posso matar qualquer um."

Bem, saindo desse contexto futurístico e voltando a morte em si que está gerando uma série de perguntas vamos analisar um pouco o fato em si.

Havia lido no domingo ainda que a ordem não era de prender Bin Laden e si de matá-lo, notícia posteriormente veementemente negada pela Casa Branca. Mas, a pouco escuto em uma rádio que a Casa Branca relatou que Osama não estava armado na hora de sua morte, mas que foi morto porque reagiu.

Reagiu com o que? Partindo pra cima com golpes de Karatê? E as forças Mega Ultra Especias Top Vip da Marinha não sabem lutar Karatê?

-"Ah, vou atirar".

Bem, iamginemos alguns cenários:

Domingo a noite, Plantão da Globo: "Obama acaba de afirmar que Osama acabou de ser preso e será transferido para local não divulgado".

Segunda de manhã, Plantão da Globo: "Novo líder da Rede Al qaeda, Mahamu Bombadesh em pronunciamento anuncia morte de 100 civis por dia até que Osama seja liberado."

Imaginem o que viraria? Um zetelo total. Mas, e ai então foi correto matar o cara, se mataram mesmo? Bem, eu acho que mataram, não sei jogaram no mar, mas, que mais uma vez foi uma ótima saída, foi. Pois, imaginem novamente, o EUA matam o Bin Laden e o enterram na Patagônia ou mesmo na Antártida, começaria, sem dúvida, uma romaria de terroristas, curiosos e simpatizantes para ver o tumúlo do Bin, o que poderia torná-lo um mártir.

Bem, existem mil perguntas e mais milhões de respostas para tudo que envolveu o Bin Laden e EUA desde os ataques terroristas de 11 de setembro e por isso mesmo coloco aqui um link de um filme que achei muito bacana quando vi e que nos ajuda a refletir um pouco mais sobre tudo isso, é a primeira parte do filme "Fahrenhet 11 de Setembro" dublada no You Tube. - Clique aqui pra ver

É isso, coloquei aqui alguns pontos de vistas e espero o de vocês também nos comentários. Obrigado a todos!

6 comentários:

  1. De qualquer forma, acho que hoje, a morte do Osama não é tão importante como seria há tempos atrás. O povo dos países árabes, de modo geral, tem demonstrado uma sede de algumas das pseudo-liberdades ocidentais, que possibilita a queda dos modelos de governo autoritários, e uma maior influência do ocidente, sem que os eua precisem invadir os países, etc e tal...

    Contudo, Osama não ia querer a vida, e nem se sabe se seria bom pra ele estar vivo, vamos deixá-lo com as quarenta/oitenta/cem virgens lá no céu e td mais....

    Tecer comentários sobre o que vai acontecer daqui pra frente é mto precipitado Contudo, acho que o Obama não tem o perfil de quem usa o medo como estratégia de marketing...

    Desculpa ae se eu mandei alguma bola fora, mas o fato é que estou farta de ler/ouvir/falar osama, e obama tb, que já estourei minha cota qdo ele esteve no Brasil...

    ResponderExcluir
  2. Eu sou mais da teoria da conspiração, que ele já foi morto a tipo um tempão atras e só inventaram esse teatro todo pra culpar o Afeganistão por "esconde-lo" e pra ajudar a reeleger o Obama.

    #prontofalei

    ResponderExcluir
  3. Laila, no caso, seria o Paquistão que teria escondido.

    ResponderExcluir
  4. Só pra constar! Pesquisas já mostram que a Popularidade de Obama subiu mais de 10 pontos dois dias após o anúncio da Morte!

    ResponderExcluir
  5. É verdade Ana mas os EUA dizem q o Afeganistão estava acobertando o esconderijo no Paquistão, como um motivo para continuarem com as tropas americanas no Afeganistão, sabe?

    ResponderExcluir
  6. Laila,

    Na verdade o maior interessado em não se encontrar o Bin Laden era o Paquistão, que recebe uma baba mensal dos EUA por cooperação com o combate ao terrorismo.

    ResponderExcluir