terça-feira, 14 de junho de 2011

O Periquito e o Dragão


Ontem, de bobeira no G1, me impressionei com uma matéria publicada sobre a China. Se bem que se impressionar com matérias publicadas sobre a China não é tão difícil assim, seja para o bem ou para o mal.

Mas, ontem foi para o bem.

Li essa matéria(nota), com o link acima, que diz que ainda esse mês eles, os chineses, irão inaugurar uma linha de trem bala de mais de 1.300km de extensão, que irá ligar as duas maiores cidades chinesas.

Daí me lembrei invonluntariamente de alguém um dia me dizendo que Goiânia não pode ser ligada a Brasília por trem bala, pela diferença de altura entre as duas cidades distantes 200km uma da outra, e na hora me perguntei, "putz a China deve ser uma planície só para não ter diferença de altura em quase MIL KM!!?"

Pesquisei mais um pouco e descobri os seguintes dados. No Brasil temos aproximadamente uma linha ferroviária de 26.000 km de extensão e na China até 2012 eles terão cerca de 16.000km de extensão, mas de linhas de trem bala. Enquanto no Brasil temos ...... acho que não temos trem bala. A extensão da linha ferroviária Chinesa total não encontrei, mas achei dados sobre a Estadunidense de cerca de 300.000km de linha férrea.

E para ilustrar ainda mais um pouco esse texto vou trazer outros dois dados, dados por um técnico do Dentran-GO a uma rádio. Essa semana Goiânia chegará a 1 MILHÃO de carros emplacados para uma população de vamos dizer aproximadamente 1,6 Milhões.
Outra dado um pouco mais assustador, morrem no Brasil por acidente de trânsito cerca de 100 pessoas por dia, seria mais ou menos uma cada 15 minutos, enquanto finalizo esse texto já foram duas mortes.

Em qualquer cidade brasileira hoje o trânsito é um dos maiores problemas e sem dúvida nenhuma uma das principais soluções é o aumento da nossa malha ferroviária que nas cidades que já tem, está defasada, mas que na maioria das cidades ainda não tem.

Qualquer aluno de sétima série aprendeu que privilegiamos nas décadas de 50 e 60 a construção de rodovias em detrimento da ferrovias pela pressão das indústrias de automotores e que isso foi um grande erro para nosso desenvolvimento, mas é impressionante pensar que mais de 60 anos depois nós, pequenos periquitos brasileiros, ainda nos surpreendemos quando vemos o Dragão Chinês fazer o que nós sabemos há muito ser o correto e o pior saber que isso não acontecerá tão cedo pela bandas de cá.


É nóis na fita!

2 comentários:

  1. pois é...
    a questão do transprote no Brasil é estranha, parece que sabe-se que foi tomada uma decisão errada, mas não se sabe como consertar o erro.

    afinal, parece simples... mas implementar é mto mais difícil, principalmente qdo os gestores do nosso país são como são.

    ResponderExcluir
  2. Eu acho q não é só por enquanto não Emerson, acho mesmo que NUNCA investiremos nas ferrovias no Brasil!
    Se a questão for o petroleo antes disso farão carros a alcool (farão? hahaha) e se o problema for a agricultura farão carros eletricos e se a questão for fontes de energia farão carros a hidrogenio, e se a questão for falta de água aí eu nem sei mais, mas eles inventarão alguma coisa!

    ResponderExcluir