sábado, 23 de julho de 2011

Pelo direito de ir e vir


Em Brasília a frota de veículos cresceu em 10 anos, cinco vezes mais que a população!
Aqui nunca se priorizou o investimento em transporte publico ou de massa, por ser considerada uma cidade de políticos, gestores e CO´s Niermeyer se esqueceu que teria quem trabalhasse pra esse povo e que uma classe media e baixa acabaria surgindo em Brasília. 

Não existem no plano piloto de construção da cidade, projetos de faixas de ónibus, de ciclovias, estrutura para metro, ou espaço para duplicações. Do mesmo jeito que criada há 50 anos, Brasília deve continuar para sempre e amém. Isso que se trata de uma cidade planejada e moderna, nem consigo imaginar a bagunça então de uma cidade como Rio e São Paulo.

Há anos a construção do VLT na W3 começa, embarga e para, bloqueando a única alternativa viável para retirar os milhares de ónibus que circulam por dia nessa via.
Brasília já foi conhecida como a cidade onde não havia buracos! E não faz muito tempo..
Brasília já foi conhecida como a cidade onde não havia congestionamento! E não faz muito tempo...

O crescimento realmente é muito rápido e a gente nota a cada dia o numero de veículos aumentando nas ruas. Indo trabalhar parados no congestionamento, percebemos como a maioria dos carros vão com uma pessoa a bordo! Podendo transportar até 5 pessoas, cada um sai de sua casinha, pega seu caro na garagem e cumprimenta o porteiro sem saber que o vizinho de apartamento também é seu vizinho de trabalho. Ninguém se conhece, aqui rodizio não resolveria, como eu vou dar/pedir carona se eu nem te conheço? Cada um compraria um outro carro com uma placa diferente e o numero de carros em circulação continuaria o mesmo.

Enquanto isso, ao invés de construir o bendito VLT e trazer o metro pra zona norte da cidade, é autorizada a construção de estacionamentos subterrâneos na Esplanada dos Ministérios, zona central da capital. 
Sabe aquela coisa de melhor prevenir do que remediar? Tarde demais...

Um comentário:

  1. O povo paquistanês parece bem mais sociável que o brasiliense, então? iauahauahua

    O transporte público é um problemão mesmo, e é geral... =(

    ResponderExcluir