sábado, 2 de julho de 2011

População fantasma

Bem, não da pra negar que o bolsa-família foi uma medida positiva em relação à erradicação da pobreza e desnutrição. Mas ainda há muitas coisas por trás deste programa e suas críticas.
Primeiramente, as maiores críticas que ouço falar sobre ele é: "não adianta dar o pexie, tem que ensinar a pescar", ou "tão dando dinheiro por aí" e coisas do tipo. Bem, de fato, pra quem não sabe, este programa é um programa justamente de DISTRIBUIÇÃO DE RENDA e, diferentemente do que está no wikipedia, este programa foi inspirado em programas americanos. A distribuição de renda seria uma forma de fazer o dinheiro circular, para que esta parcela da população possa se fortalecer e passar a consumir mais...
O que traz a notícia são alguns reajustes necessários. Mas, algo importante que gostaria de destacar é: de fato, o bolsa-família não chega às populações mais pobres!
Outro fato importante: quem organizou o cadastro único foi a Caixa, ou seja, o que um banco tem a ver com isso? Notoriamente, é a primeira vez que o governo (há mais de 8 anos atrás), ocupa a função assistencialista que a comunidade civíl estava tomando, como a pastoral da criança e etc...
O que acontece: Os dados que temos de pobreza, desnutrição e etc são colhidos pelo IBGE...até os dados dos cadastros (e veremos o quanto são falhos) têm certas condições que limitam-os não os permitem chegar à parcela mais pobre da população. Uma das condições necesárias para o senso do IBGE e do cadastro único é a questão de moradia...e o que NÃO MORAM?
Aqui está uma falha num sistema que ainda toma por modelo e se acomoda ao que os valores cobram.
Na verdade , quem é acomodado somos nós, a população, que se deixa noramtizar por fantasmas do que é considerado correto ou moral. Que aceita a má qualidade dos serviços públicos, pois os considera algum tipo de presente que "caiu dos céus", ou no mínimo um grande favor. Ninguém deveria ser agradecido às ações do governo...todo nós estamos pagando por isso!

4 comentários:

  1. pois então...
    eu tenho preguiça de me informar pq mais me desespero do que tomo alguma atitude
    não sou contra os programas sociais, mas não confio no governo, sei que a aplicação de tais programas deixa mto a desejar... mas tb não sei como exigir, e tenho mta preguiça de me envolver com política e talz...

    ResponderExcluir
  2. Georgius tipo eu já fui Recadastradora dos programas Renda Cidadã e Salário Escola de Goiás e posso dizer que SIM os pobres recebem sim a ajuda desses programas do governo!
    Eu vi muita gente pobre, eu vi muita gente miserável! No primeiro turno de trabalho, no auditório da escola fazendo entrevistas, eu dava minha marmita de comida pra uma familia inteira que estava á 05 horas na fila com a mãe, dois filhos e um nenem e tenho certeza que aquela era a refeição do dia deles! Na segunda fase, quando fizemos as visita à casa de cada um vi, realmente o quanto eram pobres e miseráveis, o quanto aquele dinheiro seria a salvação, o leite a carne por um mês inteiro! Eram pessoas tão humildes que choravam com, medo de perder o beneficio, que imploravam à nós quando a gente ia embora para que não levássemos com a gente o fim daquele fiozinho de esperança.
    Pode parecer poético ou exagero, mas eu estava lá, dentro da casa daquelas pessoas que não tinham o que oferecer mas sempre me atenderam com um sorriso, um copo dágua ou um café e que nunca me deixaram ir embora sem um “vai com deus minha filha”.

    ResponderExcluir
  3. Eu acho que esses programas são necessários sim, e concordo com a Laila de que muitas pessoas pobres são contempladas por eles sim.

    O que eu acho é que as famílias não deveriam precisar de programas como esses por muito tempo, ano(s).

    beijo

    ResponderExcluir
  4. Laila,

    eu não postaria uma coisa dessas sem conhecer o assunto de perto...No meu trabalho vejo muito isso (trabalho em comunidades vulneráveis, e também estou dentro da casa delas...) e, o que posso afirmar é que : SIM! o programa atende famílias que necessitam desse tipo de ajuda! Ok..mas o que estou querendo mostar é que este programa não chega às populações mais carentes, aquelas que não tem os pré-requisitos mínimos para o cadastro, como por exmeplo: local de moradia. Isto tudo foi verificado na conferência de segurança alimentar que aconteceu na cidade onde trabalho, de onde partiram deliberações para a conferência estadual. E enquanto ao sentimento que me refiro, sentido pelos participantes do programa..é de que o Brasil não está fazendo nada além do seu "dever de casa" com este programa, e deveríamos reclamar por condições muito melhores.
    Espero ter esclarecido meu ponto de vista

    ResponderExcluir