terça-feira, 26 de julho de 2011

Trágica Imprensa

Cerca de 150.000 pessoas reunidas em Oslo para homenagear vítimas do massacre

Não podíamos deixar de citar aqui no blog o Massacre ocorrido na Noruega, onde mais de 70 pessoas foram mortas em dois atentados, por um extremista católico de direita ou podíamos né.

Essa é uma questão que venho me perguntando há tempos, porque nós ditos seres humanos, gostamos tanto e nos interessamos tanto por notícias trágicas ou ruíns.

Óbvio que todos já repararam que é só acessar qualquer jornal ou portal que de 90 à 95% das notícias são negativas, de mortes, assassinatos, sequestros, torturas e assim por diante.

E o que me deixa mais puto é quando acontecem casos como esse da Noruega ou àquele da Escola em Realengo e além de toda cobertura sensacionalista os jornais, tvs e sites ainda começam a divulgar imagens de vídeos feitos pelos autores dos ataques ou colocam no ar o manifesto feito pelos mesmos.

Bicho, o cara vai mata muitas pessoas, faz um montão de merda e ainda me vem os jornais e portais e colocam no ar a "justificativa" dos autores.

À quem isso interessa? À quem interessaria que a "justificativa" insana de muitas mortes seja lida ou vista por milhões de pessoas?

Interessa somente ao próprio autor que com certeza fez o que fez em busca de reconhecimento e de apoio à sua causa louca, que por estarmos em uma sociedade cada vez mais louca pode encontrar dentro desse manicômio mais loucos para apoiarem essas causas.

E o mais engraçado é pensarmos que a desgraça é o que vende como afirmam donos de jornais e daí vem uma das maiores empresas do Mundo, pregando em campanha mundial que mesmo com tanta coisa ruim por aí, os bons são a maioria....



Às vezes parece difícil acreditar nisso!

Emerson Reinert

3 comentários:

  1. Ontem vi uma matéria no Brainstorm 9 falando sobre esse atentado, mas o que eles citaram foi que no sábado, enquanto o mundo inteiro falava sobre o ataque à Noruega, os sites brasileiros só falavam na morte da Amy. Eu não sei o que é mais triste: Se é a gana que as pessoas tem por notícias trágicas, ou se é a morte ou qualquer merda que um famoso fale ser mais relevante no Brasil que um ataque desses.

    É... e os bons são maiorias: ou seja, tem gente boa dando crédito ao que nãod eve por aí...

    Ótimo texto.
    Bj

    ResponderExcluir
  2. O mais complicado nessa questão é que o cara atingiu o objetivo que tinha com os atentados, que era chamar a atenção para a sua "causa".

    Contudo, não mencionar ou não dar importância, seria também injusto com as vítimas, e com as famílias das vítimas, que vêem na divulgação da tragédia um meio de sensibilizar mais pessoas e conseguir alguma justiça.

    Não deixa de ser uma situação paradoxal... Quanto mais se fala em casos assim, mais os afetados pela tragédia vêem uma esperança de que casos assim não se repitam e, ao mesmo tempo, mais o responsável pela tragédia pensa que outras pessoas vão aderir a sua causa. De forma que ficamos dependentes do bom senso da maioria, para saber se é benéfico ou não... O que me desespera, pq eu não sei se acredito no comercial da coca cola.

    ResponderExcluir
  3. Eu acho linda a campanha da coca-cola, eles perceberam exatamente esse momento do mundo de achar que se tudo está ruim eu também serei uma pessoa ruim! De que as coisas não tem jeito...

    Parece teoria determinista, feudalismo, aquela coisa de creacionismo, sei lá a gente ta regredindo séculos de estudos, coitado de Rousseau...
    Ta foda viver nos dias de hoje...

    ResponderExcluir