segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Certo, errado ou exagero?


Maldito
adj.
1. Que foi amaldiçoado.

2. Que exerce influência nefasta.

3. Mau, perverso.

4. Aborrecido, incômodo.


 A partir das definições acima é interessante analisar o intuito e o impacto que a propaganda mais falada dos últimos tempos tem causado em várias pessoas. A Nissan resolver deixar um pouco de lado os comerciais que ofendem claramente a concorrência (como a dos cowboys ou a dos rappers) e partiu para o lado mais, digamos, fofinho. O jingle dos pôneis malditos é grudendo, chatinho, mas a propaganda não deixa de ser divertida. Só tem gente que não sabe brincar e já foi reclamar ao Conar (o Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária) sobre o termo “malditos” na campanha.

O Conar recebeu até o fim de semana cerca de 30 reclamações (isso mesmo, trinta) a respeito do uso de tal terminologia em um comercial que contém pôneis bonitinhos e saltitantes. As pessoas consideraram o termo pesado demais e pode traumatizar as crianças por aí (viu?). É aí que começa o problema: a propaganda NÃO foi feita para crianças. Diferente de muitos comerciais que utilizam artifícios infantis para que os filhos chamem a atenção dos pais para a compra de um determinado produto, acredito que a equipe de marketing da Nissan utilizou a animação como forma sutil de ironizar os cavalos de potência da concorrência, colocando os pôneis e sua musiquinha chatinha. Deu certo, uma vez que só nos primeiros cinco dias de campanha o vídeo já tinha sido acessado mais de 5 milhões de vezes, isso sem contar as execuções da TV e os vídeos que não estão no canal oficial da marca, no Youtube.

Gostei da propaganda, achei divertida, criativa e foram espertos ao conseguir trabalhar bem a linguagem, comparando cavalos com pôneis, ironizando a concorrência, o que não deixa de ser uma estratégia de marketing e convencimento. As pessoas precisam desenvolver a malícia de que nem toda animação é voltada às crianças, que nem toda maldição pega. Pior do que os pôneis malditos são tantos comerciais que passam "despercebidos", são exaltados por tantas pessoas e dificilmente são denunciados ao Conar, como muitas propagandas de cerveja, por exemplo, ou a Xuxa tomando banho de Monange (não sou obrigada). É o politicamente correto que chega a cansar, mas está na moda e aparece até quando não há necessidade.







6 comentários:

  1. Então, acho que a propaganda não é um problema, mas sim o horário de veiculação.
    Se não é direcionada para criança, deve evitar atingi-las... Até pq, em certa idade, a criança não vai saber distinguir a ironia da propaganda.
    Eu achei interessante, gostei da propaganda...MAs isso dos horários de comerciais devem ser levado em conta, na minha opinião, não só para esta campanha, mas para uma série delas.
    Uma coisa que ficou em dúvida, pra mim, é se a Nissan fez algum acordo com as empresas que produzem coisas da linha pequenos poneis e afins, né? Pq é impossível não associar uma coisa a outra...

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  2. Também fiquei em dúvida quanto a isso, pois são os pequenos pôneis, iguais! Essa questão de horário acho que é bem complicada, sabe... A criança muitas vezes vai achar gracinha e nem vai se tocar pelo termo "maldito", vai sair cantando feliz da vida, rs... Só achei que tem outras coisas que deviam ser supervisionadas e ás vezes ninguém se dá conta disso, ou menos de 30 pessoas se dão conta... =/

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  3. Acho uma chatice. Pra mim é por puro interesse as denúncias, pq a propaganda pegou e caiu no gosto da galera. Deve ser a concorrência que denunciou xD

    Eu acho que é uma hipocrisia do caramba, alguém já viu Malhação nos últimos tempos? É cara tentando enterrar vivo o personagem, menino batendo na namorada por ciúme, avô tentando roubar o neto da própria filha, e a "lição de moral" não fica clara.

    As crianças têm ido dormir tão tarde que se for pra passar num horário alternativo terá que ser depois da meia noite..kkkkkkkkkkkkkk

    Deixa os pôneis brincar...:P

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  4. Olha... Se eu fosse da parte de marketing da "pequeno pônei" eu ia ficar puta da vida com a Nissan, porque acabaram com os pôneis. Ninguém vai comprar um "pônei maldito" agora para a filhota. Nem ela talvez irá querer um.
    Maldito mesmo era o Fofão, que você abria a cabeça dele e tinha uma faquinha dentro. Ou a boneca da Xuxa, que arranhou a cara da menina enquanto ela dormia (lendas urbanas da minha infância....)

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  5. As reclamações no Conar são principalmente da Hasbro, que é dona do My Little Ponny - e também faz miniaturas ultralegais lindas e baratas do Star Wars, sendo minha marca pefelida de coisas de criancinha.

    A Nissan é um mundo à parte, acho que o gerente de marketing deles é autista. A Nissan é uma formiguinha: o Tiida menos de 10% do mercado de hatches médio, que basicamente se divide entre três modelos.

    Não se trata de ofender a concorrência, eles ofendem são os consumidores: eu, por exemplo, tenho como questão de honra jamais comprar um Nissan, desde que fizeram aquela propaganda idiota na qual o Focus aparece a maior parte do tempo, teoricamente numa propaganda do Tiida.

    Essa propaganda, inclusive, quase levou o presidente da Renaut-Nissan do Brasil à cadeia, por uso indevido da marca, danos morais, calúnia e difamação, em um processo criminal movido pela Ford, que ainda não foi julgado.

    O mercado automobilístico produz excelentes comerciais via de regra, e ninguém nunca apelou como a Nissan.

    Alguns dos melhores em minha opinião:

    TR4: Lama Rejuvencesce:
    www.youtube.com/watch?v=ao3Stlyw7UQ

    Corolla quebrado:
    www.youtube.com/watch?v=Hy-rtCKBqWg

    Corolla - new boyfriend:
    www.youtube.com/watch?v=k3oEd13krV0

    Ka: A cara do novo:
    www.youtube.com/watch?v=SSXOcg1S56g

    Clio: Getupa:
    www.youtube.com/watch?v=C2KQW7jkn0s

    Palio Weekend: Peixes na praia:
    www.youtube.com/watch?v=kQ_Aajbbv8s

    Passat: Quer entender?
    www.youtube.com/watch?v=h4iTJfS0Pm0

    e, lógico:

    Passat: The Force
    http://www.vimeo.com/21863434

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  6. O comercial ficaria mais legal se aparecesse a Xuxa montada no pônei que se alimenta de monange enquanto toca o disco dela ao contrário.

    Depois aparece a loira do banheiro, armada com a faca que tava na cabeça do Fofão e... Beijo, Xuxa!

    (não bebi nem fumei nada. juro.)

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