segunda-feira, 29 de agosto de 2011

O que move essas pessoas?

                                 O que será que move essas pessoas a tal?

É quase uma discussão foucaltiana. A vigilância, antes temida, debatida e questionada, hoje, para a maioria é desejada. A internet é ferramenta generosa à mão daqueles que querem por tudo aparecer, virar celebridade, se expor para o mundo, ainda que o mote para tanto seja o ridículo.

Mesmo os que se preservam no anonimato ou mantêm relações limitadas nas redes, não resistem a um clique ou a um comentário sobre tais figuras. E muitas vezes elas conseguem o desejado: explodem num “sucesso” causado não pelo talento, mas pelo riso desdenhoso, acompanhado pela dura crítica e o lamento. Valerá a pena?

O “efeito Stephanny”, aquela do Cross Fox,  fez escola. Hoje Edinéia Macedo é uma explosão no youtube, compartilhada nas redes, postadas no facebook (até por mim), chegando inclusive à grande mídia, sendo pauta no blog do Zeca Camargo. Pra quem não conhece a moça, ei-la:


Edinéia “produziu” uma série de clips, que combinam uma coreografia desconsertante com uma composição pra lá de duvidosa, recheada de erros gramaticais, desde o verso inicial “as hora já se passou”.

E ela não está só. Óbvio que não é a única a querer mordiscar seu espaço nessa constelação. Outro exemplo pitoresco, vem lá do Recife, apenas como demonstração da longa lista que não demanda qualquer trabalho para ser encontrada:


O que move essas pessoas? Confesso o receio em ser injusta e achar que tudo isso é vontade de aparecer – ainda que pela auto ridicularização – e pronto. Não consigo afirmar até que ponto não existe uma crença de que isso realmente seja bom e vendável. Talvez os números de acesso, para eles sejam o indicativo de ir adiante. Até que ponto, por trás dessas figuras aparentemente sem talento não existe nada além de um sonho?

Uma coisa é certa. Há quem goste. Nem que seja pelo riso inevitável. Se você gostou, faça como a Edinéia e REBOLA XUXU!!!


5 comentários:

  1. Eu não gosto dessas coisas, nem consigo rir delas. Fico vermelha por essas pessoas quando vejo esse tipo de coisa. =/

    Não dá pra entender...

    ResponderExcluir
  2. Ademir Galeno, #PernambucoImortal #vergonhaalheiatotal hahahahahaha

    sem contar que é na minha terra em que fica a praia do clipe do Reginho...

    vou não, posso não, minha vergonha deixa não...

    ResponderExcluir
  3. Li por aí que essa tal de Edineia é irmã do Ronaldinho. kkkkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  4. Eu não conhecia nenhum dos dois e tbm não fiquei curiosa em olhar o vídeo e não vi, mas posso imaginar do ridículo que se trata... Realmente é difícil dizer o que os move A TANTO.

    ResponderExcluir
  5. Acho que em nome do riso a gente passa muita coisa pra frente, é como esses funks malditos que as pessoas acham graça e ficam ouvindo. ¬¬

    Tem hora que eu acho que as pessoas nem sabem que estão sendo ridículas, elas acham que "estão sendo elas mesmas" 0_o

    ResponderExcluir