segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Originalidade urgente!


Há alguns meses vi que um desses programas de auditório estava realizando um concurso de imitadores.

Imitar: v.t. Copiar; reproduzir; arremedar; plagiar. i.mi.tar

Nesse mesmo programa, um garotinho dizia de olhos brilhando que seu sonho era ser igual ao Justin Bieber. Senti dó. É querer muito pouco para quem tem uma vida inteira pela frente. Seja pelo ato de imitar, mais ainda por ser o Justin Bieber. Zero no quesito ambição.

E aí, que tem um campeonato mundial dessa modalidade de ser igual, de não ir além, de não criar, e não usar os parcos 10% da inteligência que a espécie é capaz. É um contentar-se com pouco, em ser bom em fazer aquilo que alguém já fez, na máxima perfeição, excluindo qualquer possibilidade de inventar, de dar o seu ‘toque’, de colocar a sua reflexão, a sua crítica, o que seja.

Assim, num efeito gremlin, pipocam por aí Justins, Restarts, Luans e outras pérolas (sic) mais.

Ah! O Brasil foi campeão. Quem comemora?

7 comentários:

  1. É, um exemplo dessa modalidade de ser igual q eu tenho raiva é a mania dos músicos brasileiros que ainda estão procurando um espaço no mundo da música não terem capacidade de criar algo, nem que seja ruim... e fazem o povo engolir um rio de covers e imitações baratas de celebridades.

    Blé!

    ResponderExcluir
  2. Lembro de duas bandas covers (uma do U2 e outra do Guns), que no começo dos 90 faziam vários shows pelo Brasil: péssimas performances, os caras só se preocupavam com o visual. E, ainda assim tinham fã-clube! Ou seja, o pastiche ganhando corpo... talvez tenha sido prenúncio de uma certa parte do que vem acontecendo hoje... acho que se você sabe fazer uma versão legal, nada demais, mas prezo por som original...
    Isso é perceptível nas tais bandas de forró estilizado, que fazem "versões" de sucessos internacionais. Ou seja, lei do menor esforço, pois só tem de plagiar os acordes originais, mudando um ou outro compasso e "traduzir" as letras para o que eles acham que elas querem dizer... Originalidade, passou longe..

    ResponderExcluir
  3. é... eu não entendo mto bem o que há de massa nas imitações

    acho que vá lá fazer cosplay, cover e td mais por questões de hobby, sobrevivencia, sei lá... mas tem que ter uma hr q o indivíduo pare pra criar algo novo

    é triste a história do menino que quer ser o justin bieber... mas mais triste ainda é gt q vive por aí imitando os pais,amigos, colegas,celebridas, nas opiniões e nas atitudes, e nem percebe ou simplesmente não assume

    ResponderExcluir
  4. É. Gosto de originalidade principalmente em provas. Cada um faz a sua, do seu jeito, e que não me venham pedir cola. Ainda mais em especialização, em que todo mundo já está mais do que obrigação de ser "original".

    ResponderExcluir
  5. ERRATA:
    *já tem mais do que a obrigação

    ResponderExcluir
  6. "Zero no quesito ambição"

    kkkkkkkkkkk AMEI!!!!

    ResponderExcluir
  7. Acho que quem achava imitação legal era o Platão então vamos pensar em coisa nova, né? :P

    Eu acho que o povo pega demais no pé do Justin Bieber, pra mim ele é tão ruim quanto o Top 10 de clips que passam atualmente.

    =*

    ResponderExcluir