terça-feira, 2 de agosto de 2011

Simpatia pelo Diabo

"I shouted out 'Who killed the Kennedy's?', when after all it was you and me. Let me, please, introduce myself. I'm a man of wealth and taste." - The Rolling Stones (Sympathy for the Devil)
Sempre gostei dessa música. Não pela "aura controversa", pela polêmica, mas por encaixar perfeitamente no contexto cotidiano a cada atrocidade publicada. As atividades terroristas sempre me causaram alguma perplexidade, como à maioria das pessoas - ao menos as normais. Afinal, de onde vem tais "monstros"? Quem os alimenta?

Breivik falou em uma suposta nova ordem dos templários, e tinha um discurso de extrema direita. Criticou a miscigenação racial e cultural, citando inclusive o Brasil como exemplo de lugar que deu errado graças às misturas etnicas. Breivik é católico, branco, vive em um país desenvolvido, é "limpinho", aparentemente teve acesso a educação, saúde e cultura. Acabou concluindo que "o terrorismo é um meio de despertar as massas".

Infelizmente, o vilão da vez tem razão. A fome na África não nos desperta. O conflito entre Israel e Palestina não nos desperta. Guerras se tornaram rotina: Líbia, Iraque, Iemen, Israel, Afeganistão... Carnificina "procurada" por Estados é de responsabilidade estatal: eles que se resolvam, e vamos para o caderno "Planeta Bizarro", como se tudo mais já não fossem bizarrices. Também não nos desperta. Corrupção? Não preciso comentar.

Já a morte de inocentes desavisados, que acampam, vão a encontros partidários, a escolas, ao trabalho em Wall Street, ou moram em pacatas ilhas japonesas... Bem, isso é completamente diferente. Ficamos nos sofás de nossas salas, chocados, perplexos, revoltados...

Enquanto isso, em alguma montanha desértica ou em uma mansão no Paquistão, al-Zahawiri deve estar pensando em como tornar suas ações terroristas mais eficientes e capazes de "despertar as massas" que os atos de um solitário noruegues direitista.

Enquanto isso, na internet surgem mais de 100 artigos por portal de notícia, todos ligados às sanguinárias ações de desvairados armados.

Enquanto isso, grupos de esquerda tentam se apropriar indevidamente desses mesmo desvairios, para fazer o mundo enxergar o quanto a direita pode fazer mal ao ser humano, e a direita faz de conta que isso não é problema dela.
 
Todos fomentados por nossa consternação.

Não é nossa simpatia pelo desastre inesperado, é nossa inércia quanto a todo o resto. É nosso conformismo, o hábito de esperar que os outros mudem o mundo para que então mudemos a nós mesmos.

Mick Jagger em um repente percebeu e publicou: o Diabo,  o mau, está por aí, nos acontecimentos,  atravessando os tempos, e conta muito com você....

Pleased to meet you, hope you guessed my name...

7 comentários:

  1. Numa época em que ter opiniões é brega, o que nos resta é sentar no sofá "indignados" e só.

    ResponderExcluir
  2. Ah, se eu tivesse armas...

    Mas a arma que eu tenho é só o sofá da indignação, acima citado pela querida badona.

    =D

    ResponderExcluir
  3. Se você tem opiniões você é visto como chato e metido a intelectual. Que coisa mais triste. Belo texto!

    ResponderExcluir
  4. O mal tem ousadia, o bem, infelizmente, me parece tímido.

    "A nossa indignação é uma mosca sem asas: não ultrapassa a janela de nossas casas".

    ResponderExcluir
  5. Então... se nem esse atentado me comove meu caso é mto grave?

    Gostei do texto, muito... mas realmente não tenho planos de levar minha indignação para além do meu sofá.
    De qq forma, ainda me sinto em paz com a minha consciência, levando em conta que meus planos envolvem promover a igualdade nos meios em que convivo. Mas será que isso realmente me exime? Eis a questão!

    ResponderExcluir
  6. Exatamente isso que eu penso Lana "É nosso conformismo, o hábito de esperar que os outros mudem o mundo para que então mudemos a nós mesmos."

    eu tento muito abrir a mente das pessoas ao meu redor e fazer elas se sentirem culpadas por tudo que existe eu me sinto culpada por tudo.

    Não me eximo de nada, sei q poderia fazer bem mais do que faço, sei q por vezes mesmo sendo tão honesta, sou corrupta! Mas como diz os psicologos a aceitação da doença não é o primeiro passo para a cura?

    ResponderExcluir
  7. Seus textos são sempre tão bons e bem escritos que eu não consigo não ficar pensando sobre isso e esquecer de comentar sobre o assunto em si. =/

    Mas então, eu acho que as pessoas se sentem impotentes e só. Quero dizer, não que isso seja pouca coisa, pelo contrário, milhares de pessoas terem a certeza que não poderão fazer absolutamente nada pra mudar, é terrível. E isso se aplica até a lixo, quanto gente (idiota) se recusa em separar o próprio lixo pq acha que isso não fará diferença?

    O fato é que o mundo sofre de auto-estima.

    ResponderExcluir