terça-feira, 20 de setembro de 2011

Burning Man - WTH?

Conheça os 10 fundamentos do Burning Man que querem mudar os EUA e o mundo.
Burning Man - Palco arenoso da arte de 29 de agosto a 5 de setembro
Além de arte, música e farra, o que atrai alguém ao Burning Man?

Foto: Fonte

Um tempo atrás assisti à uma palestra que falava sobre um lugar que se dedicava às artes e ao mágico. Não me lembro o nome, não sei se era esse. Sei que me surpreendi que existissem lugares assim, que as pessoas fossem numa espécie de peregrinação para visitar essa religião sem deus que é a Arte.

Li algumas coisas a respeito do Burning Man. Alguns falando que era uma orgia à céu aberto e que nada tinha a acrescentar para a vida de ninguém (pessoas que dispensam de cara um orgia...cof cof cof). Mas lendo esse primeiro link, os dos 10 mandamentos, eu achei que tem disciplina demais para ser algo simplesmente oba boa.

Eu acho válido. Aliás, acho válido quase que toda iniciativa de mudança. Esse evento me parece muito um revival do movimento hippie, e se na época as pessoas já não entendiam, quanto mais agora que a globalização chegou ainda mais massacrante dizendo o que é certo, o que é errado, o que é permitido e o que não é. Se escondendo atrás do trabalhe pra consumir e seja feliz.

Com certeza, muitos vão atrás de coisa rasa, prazer ilimitado ou algo assim, no entanto, acredito - com convicção - que muitas pessoas estão ali porque acreditam no poder de mudança que a Arte oferece. E são essas que me interessam. Pessoas que tentam mudar - mesmo que trocando os pés pelas mãos (ou não).

Não é porque a gente não entende muito bem uma coisa, que ela não seja um caminho possível.

Obs.: Se você sabe mais, se tem algo pra contrapor ou acrescentar, não deixe de comentar. Esse evento é coisa nova pra mim e eu quero saber mais e essa foi apenas um tentativa de compartilhar.   =) 

4 comentários:

  1. Acho tudo isso muito bonitinho, etc e tal.
    Mas se tem uma coisa que não entendo é a tal da "contracultura".

    Sou muito cética para acreditar numa vida comunitária. Afinal os tempos do escambo já passaram, e no fundo há sempre alguém querendo levar vantagem.

    A situação de exceção de eventos como esse faz com que funcionem.
    Se eles fossem a norma, seria um caos...

    ResponderExcluir
  2. Mas passaram mesmo? Não sei...

    Mas concordo com você que por se basear na "exceção", ele funcione.

    bjo

    ResponderExcluir
  3. É, tudo ali é em nome da arte, né?
    Uma ideia bacana, diferente e eu não conhecia mesmo esse evento =) Achei legal.
    Mas desconfio que, mesmo com esse tanto de regras, o negócio lá é mais oba-oba. Um oba-oba civilizado, sem tanto lixo... bom, essa é a ideia que me passou, ou seja, pode ser que eu esteja totalmente enganada...

    ResponderExcluir
  4. "Não é porque a gente não entende muito bem uma coisa, que ela não seja um caminho possível."

    Gostei mto dessa sua colocação, mas...
    Sabe, tô naquelas épocas de acreditar q não há bom caminho, não para a sociedade como um todo... Tipo, qq tipo de "filosofia de vida" vai acabar caindo no lugar comum de conceder poder a alguém, e o poder tá ae, sempre corrompendo geral...
    Mas como disse, to numa época assim. As vezes, amanha eu já mudo de idéia =p

    ResponderExcluir