sexta-feira, 2 de setembro de 2011

Conexão

Manchete de Ontem: Intercâmbio Irlanda


O nível de pessoas alienadas na Internet tende a ser maior, sempre. Mas logo então, achei um blog, que mudou minha ideia e me fez acreditar que ainda existem pessoas soltando conhecimento para quem quiser apreender para aprender.
Leonardo Yang, jovem brasileiro. Vindo do Interior, decidiu procurar outras experiências, país escolhido: Irlanda. Foi viver aquilo que vem com o nome de Intercâmbio.
Moleque certo, com jeito esperto, humor diário, comentários aguçados, desenhos diversos. Foi se fazendo. Encarou a empreitada de narrar com suas palavras, com suas críticas aquilo que era para ser a experiência mais diversa de sua vida.
Em seis meses de existência esse blog me encantou. Ora pelas fotografias, ora pela escrita, ora pela simpatia. Tudo que ele falava tinha como transparência, aquilo que é o único poder que nós temos. Para os que ainda se indagam, eu digo que estou falando é da vida.
Ele visitou Portugal, recebeu algum aviso do mar, bebeu cervejas, conheceu livrarias, deitou pela grama e fez piadas para os leitores que o acompanhavam todos os dias.
O resultado final veio com uma entrevista ao Jornal Hoje, foram lá perguntar para ele o que é viver em uma ilha com um clima abaixo do nosso nível tropical. Foram lá perguntar o que tinha de tão especial em um lugar rodeado por pessoas sem modos de produção já direcionados. Porque enquanto aqui, o incentivo é para o mecanicismo/área de exatas (por isso a alienação do dia a dia), lá existe uma boa ideia de construção, chamada então de: incentivo a não homogeneização.


Enfim, espero que gostem e que comprem uma cerveja para ir lendo as postagens, antes que elas saiam do 'ar', é claro. Tem tanta coisa acontecendo todos os dias, e acaba que a gente só vê fatalidades, né? De vez em quando, então, é bom girar uns graus e sorrir ao saber que ainda há tempo. Tempo para que? Pra deixar de ser manipulado e ir viver. Seja por onde for, até porque, acredito eu, que o intercâmbio é diário, já que estamos vulneráveis e conhecemos culturas e pessoas diferentes todos os dias.

2 comentários:

  1. Concordo com vc qdo diz que o intercâmbio cultural é diário, pode ser diário né, se quisermos.

    =)

    ResponderExcluir
  2. Essa questão de incentivo p/ área de exatas, eu sempre me pergunto: cadê os químicos que não inventaram a pílula contra celulite, e os médicos para encontrar a cura do câncer... hoje em dia todo mundo quer ser advogado! Caminho mais fácil... (eu me incluo nesses)
    Tomara que ao menos com esse incentivo do governo, comece a crescer mais as pesquisas acadêmicas no Brasil, crescer tecnologia, ciência, fisicozinhos e inventores pelo país! Tomara.

    ResponderExcluir