segunda-feira, 5 de setembro de 2011

Não tem glamour


O mau gosto para buscar os holofotes continua. De um lado, um salão canadense com a campanha "Look Good In All You Do" - algo como "fique bem em tudo o que você faz" - e de outro, um fotógrafo (que já se envolveu em polêmicas anteriormente) pega uma mocinha de um seriado famoso e faz fotos chocantes. As duas campanhas têm um 'tema' em comum: violência doméstica.

O fotógrafo Tyler Shields usou a atriz Heather Morris, do seriado Glee, como modelo para seu editorial nomeado "Até mesmo a Barbie se machuca" e nele a moça aparece com o olho roxo, remetendo, sim, a alguma pancada. O salão canadense Fluid mostra uma mulher também com olho roxo, mas um homem próximo com um colar , provavelmente para presenteá-la. A ideia de que ambas foram violentadas é gritante, uma das primeiras coisas que se pode pensar ao ver as fotos.

Mais uma vez, os produtores das campanhas alegaram que essa não era a intenção. E qual seria? O que queriam passar com essas imagens? Que sensação queriam causar? Pois eu fico muito incomodada e não consigo ver glamour ou graça alguma nisso. Se ali a moça está penteadinha, ganhando um colar de diamantes, a Maria no bairro aqui do lado está sofrendo realmente de violência doméstica e não tem ninguém pra levar um colarzinho de miçanga pra ela depois. Pior: Maria não vai aparecer na mídia, não tem ninguém por ela e tem medo de denunciar o que José faz com ela há tanto tempo. Ela não fica bonita em tudo o que faz, desculpa aí, pessoal do Fluid.
A dona do salão canadense reconhece a polêmica, a ousadia do anúncio,  mas acha que ele tem a intenção de colocar um olhar satírico (oi?) em situações da vida real, até para incentivar a conversação e o debate. Hum, sei... Já no caso das fotos com Heather Morris, o fotógrafo disse que as imagens serão leiloadas e toda renda será enviada a alguma instituição que cuida de mulheres vítimas de violência doméstica. Você daria um lance?

Um comentário:

  1. Aiai, eu e minha história de comentários engolidos pelo blogger qdo eu esqueço de dar control c...


    Mas enfim... Deixa eu ver se retomo as idéias principais:

    1) A publicidade do salão de blz = o mesmo material publicitário provavelmente n seria ofensivo se tivesse sido veiculado por uma ong. Qdo veiculado a publicidade de um salao, de uma joalheria, de qq coisa nesse sentido, dá a entender que alguma recompensa pode pagar a violencia sofrida... Se fosse veiculada em uma campanha contra violencia doméstica, chamaria atenção para o fato de que mts mulheres de classe média alta tb são vítimas de violencia.

    2) A primeira foto da Glee Girl, só com o olho roxo, tb conscientiza... mas as outras que eu vi, achei de mau gosto. Teria que ficar claro, em cada foto, de que isso não é algo que pode ter glamour associado.

    3) Uma das melhores peças que já vi a respeito, apesar de bastante chocante, ''e um vídeo com a Keira Knightley

    RESUMINDO: basta não colocar glamour no meio disso

    E qto a tal história de que a intenção não era ofender, dá a impressão que as pessoas nesse meio vivem atirando no escuro, ae se der certo assumem que foi intencional e se não der certo proferem um "malzae" e fogem da responsabilidade.

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