terça-feira, 25 de outubro de 2011

Blitzkrieg


Há uma expressão aqui em Pernambuco usada para se referir àqueles homens teimosos, que agem como crianças caprichosas, sempre donas da razão e manhosas até quando fazem besteira. Chamamos de "meninos buchudos" (às vezes "meninos buchudos criados por vó", dependendo da gravidade do caso) esses rapazes que são petulantes, creem não dever dar satisfações às leis e às autoridades e vivem a vida a fazer bobagens na vã esperança de nunca serem repreendidos por conta delas. Obviamente que deve haver a cota de "meninas amarelas" (é o termo referente às meninas desse tipo), mas acho que no trânsito a irresponsabilidade parece ser um atributo masculino.
Acho sintomática essa atitude de menino buchudo quando (e acho que foi a Ana Laura quem postou algo do Facebook aludindo a isso) um monte deles lança perfil no Twitter para alertar os comparsas (só consigo imaginá-los assim) dos locais onde a PM faz blitze para combater álcool e direção. 
É a glorificação do "jeitinho brasileiro", e uma sutil apologia à violência que tá pouco se lixando para a vida, o direito dos outros e à lei. É como se dissesse em alto e bom som "Sim, e daí? A lei foi feita mesmo para ser descumprida! O que eu tenho a ver com os outros?".  
E, principalmente, achar que acidentes, daqueles graves só acontecem com os outros. É um pensamento que transforma - ainda que vestido com as cores do humor - o "amigo da vez" em "otário da vez", como se fosse incapaz e tremendamente incômodo (e praticamente impossível) alguém se divertir sem precisar do álcool.
Por mais que se faça propagandas das mais chocantes sobre a violência no trânsito, o mais complicado, para mim, é mudar a mentalidade "I'm the best, fuck the rest", que parece-me ser algo que passa de pai pra filho, principalmente, que pode ser percebida nas atitudes dos afoitos quando são pegos pela polícia e são expostos às câmeras de tevê. 

3 comentários:

  1. Enquanto, nós, seres humanos, só pensarmos individualmente, nada mudará.

    Uma pena.

    Quem sabe um dia alteramos nossa essência.

    Bela reflexão.

    ResponderExcluir
  2. se é lei é lei né, tem que acatar, vale pra mim e vale pro menino buchudo e pra menina em transe de hipoglicemia...

    nenhuma gota!
    nem uma gota!

    o pior de tudo não é a multa, mil conto parcelado e tals de boa (ah vá?!) o foda é acontecer um acidente por ACIDENTE porque acidentes acontecem e os anéis de saturno estavam desalinhados e daí você não viu o carro e mudou de pista e BAM!
    Você é o novo vilão do mundo porque vc estava dirigindo alcoolizado!

    Ja pensou se isso acontece com a sua irmã? Com sua melhor amiga, com seu marido?

    Quantas vezes a gente já bateu o carro?
    Quantas vezes a gente já pegou no volante e dirigiu (mesmo depois da lei, sim sim assume!)?

    Acontece que quando isso acontecer simultaneamente você ta ferrado! Não interessa quem é seu pai, dinheiro da multa, ou se foi só um choppinho depois do espediente.
    você ta ferrado!
    vai responder processo judicial, não vai mais poder passar em concurso publico, vai pagar muita indenização e ainda pode parar na cadeia!

    lei é lei.

    ResponderExcluir
  3. Então, não vou negar que já bebi e dirigi, mas não pretendo voltar a fazer isso. Por essas e outras compartilhei o post do meu colega de facul sobre isso, e tenho sido contra quem divulga e critica blitz.
    Acho que é uma das poucas coisas que a polícia tem feito a favor da vida, ultimamente. E as pessoas, ao invés de andar na linha e evitar as multas, ficam chorando pelas redes sociais e afirmando que isso não é justo.
    Acho que a lei é justa sim, que ng morre se n pegar um táxi no dia que beber, ou se ficar um dia sem beber, mas muita gt morre em acidentes de transito.
    Enfim, muita gt tem se comportado como menino buchudo e menina amarela por aí, e acho que é um descaso sem tamanho com a vida.
    Piro pro orgulho que as pessoas sentem disso, de lutar por esse "direito" de beber e dirigir, como se fosse uma causa pública ou de interesse geral... É vergonhoso. =(

    ResponderExcluir