quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Respeito ao idoso.



Hoje estive acompanhando minha tia, uma senhora de 70 anos, na busca para comprar 1 mesinha pra sua nova impressora multifuncional a laser super modernosa  e um estabilizador. Eu moro em uma cidade pequena, onde minha tia não encontrou os produtos, e fui acompanha-la em Goiânia, porque ela não dirige para fora da cidade.

Notei que os atendentes se dirigiam a mim, mesmo quando era minha tia que fazia as perguntas. E também achavam que eu que pagaria pelas compras. Como se uma senhora de 70 anos não pudesse lembrar seu endereço ou não tivesse um computador para ligar em um estabilizador.

Vendedores mal educados ou impacientes, não são novidade. Mas eu acho que, ao atender uma pessoa idosa, é essencial ter mais atenção e educação, lembrar que rugas não são sinônimo de dependência, etc e tal. Acho que o respeito ao idoso começa nos detalhes.

Eu não sou A pessoa respeitadora dos mais velhos, reconheço que não sou a melhor sobrinha do mundo. Minha tia lida muito bem com a tecnologia, pra idade dela e talz, principalmente com computador. Ela usa Skype, msn, manda e-mails (e quantos spams), navega na internet...  As vezes ela precisa de uma ajuda, e tem um caderninho onde eu escrevo o passo a passo, e as vezes eu perco a paciência com ela, pra logo depois me lembrar que ela já faz demais, e que não custa ensinar novamente.

Enfim, eu tento me policiar a cada dia mais, porque minha tia é como uma avó, e extremamente especial pra mim. Ela é difícil, não é santa, mas é minha tia querida, que me ama muito, que se preocupa comigo e que se orgulha de mim, apesar de viver puxando minha orelha.  Uma mulher que nasceu em outra época, que teve uma educação completamente diferente da minha, que tem posições religiosas muito conservadoras, que é difícil de convencer, que é pão dura consigo mesma e super generosa com os sobrinhos, que vive de um jeito que eu nunca viveria... Mas que eu posso compreender, apesar dos “45 anos” que nos separam. 

Algumas pessoas tratam os idosos como se fossem de outra espécie e, pior ainda, uma espécie inferior. Não consigo compreender esse tipo de gente.  Não vou argumentar que é preciso lembrar que também envelheceremos, porque acredito que precisamos respeitar a todos, mesmo aqueles que vivem situações que jamais viveremos, mesmo quando não nos vemos daquela forma. Temer o futuro não é argumento. Você tem que respeitar os idosos porque eles merecem e fim.

Não creio que exista argumento para convencer essas pessoas, nem creio que exista dignidade nelas. Se você não respeita um idoso, você  não respeita o ser humano. Se você é violento com um idoso, você não presta.  Só não consigo entender, como tantas pessoas agridem a outras mais velhas e colocam a cabeça no travesseiro como se fossem generosas, porque de repente dão abrigo, compram remédios, coisa e tal... E, lendo a notícia do link, o número já é assombroso, mas ainda me pergunto quantos idosos sofrem violência e não conseguem denunciar...

E o que mais assusta é que isso não parte somente de gente evidentemente ignorante, muitas vezes, parte daquele seu colega das idéias legais, daquele seu ídolo escritor, de gente que você não imagina que está impregnada de preconceitos, mas que está, porque, infelizmente, o mundo está cheio de gente tosca usando máscara de gente bacana. =(

2 comentários:

  1. Eu noto isso muito, em vários lugares.

    Atendia idosos quando trabalhava em agência, e tentava fazer as coisas direitinho, porque tinha ótimos amigos idosos, inclusive um com alzheimer, que às vezes me contava a mesma história duas vezes no mesmo dia, hehe

    Via muitos desrespeitos, tanto de outros funcionários como às vezes até de gente da família. Me sinto mal qd vejo isso acontecendo, e embora nem sempre tenha paciência, sobretudo com as diferenças de pensamento entre gerações, com o tempo aprendi a evitar o embate, até por respeito.

    A vontade que dá é de bater em gente assim, infelizmente não dá pra consertar o mundo na porrada. =(

    ResponderExcluir
  2. Quando eu era mais nova eu não tinha paciência nenhuma com os mais velhoS, até pq eu não fui criada perto de ninguém assim, meus avós sempre moraram longe e tals. E aí quando a gente se encontrava eu não conseguia conversar, discordava de td que eles diziam, ficava sem a menor paciência de repetir td que falei pq eles não escutavam direito, de medir minhas palavras e meus palavrões pq eles estavam por perto e por aí vai...

    Sei que esse sempre foi um grande defeito meu e eu sempre falei isso abertamente nas rodas de conversa. Sempre achei que é bom vc assumir q n é perfeito q seus defeitos são esses, esses e esses, não fingir q td te agrada, eu sou assim sincera mesmo, mas nas conversas sempre ressaltava que eu não achava isso bonito que um dia eu ia ficar velha e pagar por todo esse meu preconceito, que realmente era um defeito meu, uma coisa que eu tinha que trabalhar em mim pra ser uma pessoa melhor!
    Hoje morando do lado da minha vó as coisas mudaram muito, acho que a fase rebeldia passou tb e consigo enxergar o mundo com olhos mais maleáveis, estou em processo de amadurecimento sobre essa idéia, a paciência com eles eu já construí, mas ainda me falta a paciência com os outros...
    E assim eu vou crescendo e envelhecendo, eu sou assim. Não tenho vergonha de mim.

    ResponderExcluir