sábado, 5 de novembro de 2011

Líderes da miséria


A notícia acima trata de um caso que aconteceu há mais de 30 anos atrás. A tragédia em Jonestown. Jim Jones, um pastor mercenário lidera um movimento de massa com miseráveis da Guiana. O templo dos povos, como se chamava a sua seita, era a esperança de um povo sofrido. Com seu discurso altamente convincente, Jones convenceu seus seguidores (913 pessoas) a beberem cianureto com suco. Algumas das pessoas, inclusive crianças foram obrigadas.

Os movimentos de massa são um fenômeno extremamente raro, que ocorre em casos específicos, principalmente quando se trata de miséria. Podemos comparar ao que Hitler conseguiu fazer na Segunda Grande Guerra, espalhando a doutrina eugênica do nazismo por toda a população alemã. Ora, pensemos: a Alemanha estava falida e eis que surge alguém capaz de salvar a todos da miséria. Claro que não estou querendo justificar, mas apenas constatar. Creio que algo assim também tenha ocorrido no massacre de Jonestown: a pessoa errada na hora certa...

Para quem quiser saber mais, segue abaixo o documentário da história.


Um comentário:

  1. Não é atoa que sempre existem idéias absurdas pairando sobre uma grande maioria... Existem diversos tipos de carência na sociedade, nas pessoas... E sempre aparece alg disposto a se aproveitar disso.

    Alguns casos parecem mais loucos, principalmente os suicidas... Mas por essas e outras que o mundo aparentemente vai abandonar a regência dos USA pra ser regido pela China, entende?

    O que quero dizer, é que é fácil enxergar que o motivo é a carência qdo se está de fora, e vivendo outro contexto. Mas qts vezes não estamos entre aqueles que se influenciam pelo primeiro messias que aparece?

    ResponderExcluir