quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

Um pedido para o Natal: Estudar no exterior.


Meu post hoje é sobre o Natal. Não o Natal em si... uma notícia de natal bacana pra parte da população... a acadêmica!
Olha que Natal maravilhoso para os estudantes do ensino superior brasileiro: a nossa presidente Dilma Rousseff (que usa bastante vermelhinho, tipo o Papai Noel) lançou o edital pra distribuição de 12,5 mil bolsas de estudo no exterior para eles! Sim, não são bolsas Louis Vitton, nem Victor Hugo, como grande número de estudantes com certeza iriam preferir, considerando o nível de muitos... mas são bolsas de estudo mesmo!
Existem um programa chamado Ciência Sem Fronteiras. As vagas disponíveis são para estudar nos EUA, Reino Unido, Itália, França, Canadá e na Alemanha. As inscrições encerram dia 15 de janeiro de 2012, e tenho certeza que muitos só descobrirão a existência desse programa quando já tiver sido concluída a parte de se inscrever. É, acontece muito com nossos universitários. Uma má notícia é que a seleção é feita pela Capes e pelo CNPq, ou seja, o Q.I. não é bem o tradicional, geralmente é o “Quem Indica” mesmo.
A novidade é que o ministro (que ainda não caiu) Aloízio Mercadante (do Ministério da Ciência e Tecnologia), informou que em fevereiro será publicado um novo edital com vagas pra Holanda, Portugal, Bélgica, Espanha, Canadá, Austrália, Coreia do Sul, Índia, China e Japão. Os estudantes escolhidos ainda vão receber um laptop para participar desse programa... (desde que não seja um Positivo, está valendo! Aliás, até um Positivo, tá valendo... ganhado, até injeção na testa – já dizia minha avó).
Resumo da ópera: O investimento desse projeto custará R$ 3,2 bilhões para o ciclo de bolsas até 2014. Resta saber se é realmente honesta as etapas do programa...
(Nota desnecessária: Que trabalhar que nada... como eu quero muito ir pro Japão, devo prestar algum vestibular para me tornar estudante universitária novamente.)

Não menos importante:
UM FELIZ NATAL PARA OS LEITORES DO BLOG! E PARA TODA A EQUIPE DO MANCHETE DE ONTEM!
Vejo vocês novamente na postagem do dia 28/12! Enquanto isso, rezo para que no Natal do ano que vem o governo disponibilize bolsas no exterior para escritores de blog.

2 comentários:

  1. Aiai

    Se eu fosse universitária, ia ficar de fora.
    Se rolasse essa ae da sua torcida, para gt q bloga, eu tb ia ficar de fora...

    kkk

    Mas acho massa, pelo menos com algumas coisas que são certas o governo gasta dinheiro..

    Pena que algumas dessas bolsas acabam sendo direcionada pra pessoas que tem mérito por conhecer pessoas e não por alguma produção intelectual ou científica =(

    ResponderExcluir
  2. Hum... Viajarei para o exterior *-* Já to voltando pro banco da faculdade mesmo, quem sabe não consigo fazer uma visita produtiva a outro país? ^^

    ResponderExcluir