quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

Sopa de pedra.

Até site da Turma da Mônica protesta contra lei antipirataria americana

Bons dias. Antes de mais nada, gostaria de dizer um olá a todos, depois de um tempo ausente. Meu nome é Aline e eu postei aqui no Manchete de Ontem quando o blog foi criado, e depois de certo período precisei me ausentar. Bem, cá estou novamente. Às quintas falarei sobre artes em geral, quadrinhos em particular. Esta notícia não faz parte só da área dos quadrinhos, mas também de um assunto que tem se destacado: o SOPA. (Peço desculpas se já foi comentado aqui anteriormente.)

Este post pseudo-inaugural é um post de dúvidas.

A primeira: Para quem ainda não ouviu falar ou não sabe bem do que se trata: O que é SOPA? O que isso afetará no meu dia-a-dia? SOPA é a sigla para Stop Online Piracy Act (Lei para Parar com a Pirataria On-line). Resumindo: se a lei for aprovada, pode dar adeus aos seus filmes baixados, às músicas novas que você pesquisa, às principais redes de divulgação de todo o tipo de material, e, se for o caso, dê adeus também ao pornô que você baixa.

Como acabei de dizer, é um post de dúvidas. Algumas delas:  Como um país que se orgulha em pregar a liberdade é o local de nascença de uma lei como essa? Por que, exatamente, uma lei de origem estadunidense afeta a vida de bilhões de usuários ao redor do mundo? Se for aprovada, incentivará o consumo de arte "palpável"? O acesso à informação será o mesmo? Aliás, que acesso é este que temos hoje? Considero-o parcialmente ilusório, mesmo na situação pré-SOPA. Impossível ter certeza do nosso alcance no âmbito da virtualidade. Não há Adorno nem Kafka que nos socorra agora.

Boas noites.

3 comentários:

  1. "Como um país que se orgulha em pregar a liberdade é o local de nascença de uma lei como essa?"

    Liberdade relativa, né?

    Fechamos o dia com a boa notícia que a lei perdeu parte do apoio político, mas com a triste notícia sobre a prisão dos funcionários do megaupload.

    =/

    E se a pirataria virtual realmente impactasse os lucros das empresas que produzem o conteúdo... mas a verdade é que o mercado é muito maior que a mera reprodução, e por mais que o compartilhamento virtual diminua o lucro de certa forma, nenhuma dessas empresas costuma ter resultados negativos ou teve sua existëncia ameaçada pelo advento da internet.

    =/

    Ahhh, e bem vinda de volta! =)

    ResponderExcluir
  2. Oi Aline, seja bem vinda!!!
    Olha n entendo mt da coisa fisica da internet, talvez a Lana possa me ajudar (oi??) Mas oq sempre escuto eh q net eh terra de ninguem, sera q mesmo c a lei em vigor conseguirão. De fato bloquear td e qualquer site de down??
    P. Mim parece uma coisa mt distante, tomara neh!!

    ResponderExcluir
  3. Essa lei invoca a presença de uma mentalidade ainda fechada, "paradigmada". Se perde-se em $ relativamente por ter o acesso gratuito, ganha-se muito mais em $ por dar ao conteúdo acesso de largo alcance... ou seja, a divulgação move.

    ResponderExcluir