domingo, 26 de fevereiro de 2012

Automedicação

R7 testa: farmácias entregam antibiótico sem receita em SP, Rio e Brasília

Farmácias vendem antibióticos sem prescrição médica, infringindo normas da Anvisa. Só é permitida a venda de antibióticos sob a apresentação da prescrição. Durante a compra, a farmácia fica com uma das vias da receita e o paciente com a outra, como forma de controle. A equipe de reportagem da notícia faz testes com farmácias pedindo encomendas. Dos 10 pedidos, 5 foram entregues, denunciando a irregularidade de farmácias.
Aqui então reside um possível impasse... a automedicação X monopólio médico. Não é recomendável para ninguém comprar medicação sem a prescrição de um médico. O erro de uma falha de hipótese de diagnóstico pode agravar ainda mais o problema. Porém, muitas vezes, temos que ir ao médico somente para pegar a receita. Talvez estas questões nem sejam tanto para o caso do antibiótico, que é um medicamento um tanto quanto perigoso se tomado sem as devidas precauções, mas para remédios mais comuns do dia-a-dia, que todos tem conhecimento. Pode parecer irresponsabilidade levantar estas questões, mas outras tantas, como o monopólio e apropriação da saúde do paciente pelo profissional me faz questionar. Mas claro, em contraponto à automedicação, o médico estudou anos para poder dar precisão no diagnóstico.
Por enquanto, a nossa mentalidade é de que os profissionais detém o conhecimento e a eles devemos nos submeter, seja a área de conhecimento que for. A revolta da vacina foi um caso a parte.

3 comentários:

  1. Essa é a cultura do mundo hoje. Cada um pensando em si....sem se preocupar com as responsabilidades individuais.

    ResponderExcluir
  2. Por causa de uma auto medicação eu quase morri...
    Não é brincadeira não. Bjos achocolatados

    ResponderExcluir
  3. Oi Laila... que bom que seu cantinho não tem letrinhas de confirmação!
    Melhor pra comentar! rsrs
    As blogueiras sem tempo agradecem!! Haha

    Obrigada pela visitinha flor.

    ResponderExcluir