sexta-feira, 2 de março de 2012

Deve haver alguma metáfora nisso tudo...

 Não sei colocar minhoca em anzol, diz novo Ministro da Pesca

Nosso novo Ministro da Pesca é ninguém menos que Marcelo Crivella, bispo ta Igreja Universal do Reino de Deus, sobrinho de Edir Macedo, e filiado ao PRB (Partido Republicano Brasileiro, ou, para os íntimos, Partido do Reino do Bispo Macedo). Até onde todo mundo sabe, Crivella só sabe pescar pessoas inocentes e o conteúdo de suas carteiras.

Diz a Bíblia que Jesus multiplicou os peixes, mas mesmo entre cristãos, existem sérias dúvidas quanto ao vínculo do referido bispo com o filho unigênito de Deus. Ao contrário de bispos e políticos, os números não mentem.

Desde a criação do Ministério da Pesca pelo governo do senhor Luiz Inácio, a produção de pescados brasileira cresceu ridículos 13%, ao longo de oito anos. Já balança comercial de pescados, moluscos e outras culturas aquáticas entrou em declínio, acumulando 3400% de défcit em sete anos. Sem ministério, nos três anos anteriores, o superávit do setor havia crescido 478%.  Milagre de multiplicação de peixes nunca aconteceu no bloco D da Esplanada dos Ministérios. A única coisa que se multiplicou por lá mais que o défcit do etor, foi o orçamento: de 11 milhões em 2003 para 803 milhões em 2010 - exatos 7.300%.

Diante dos milagres do ministério, e do anúncio do novo ministro, pergunto: ministério da pesca para quê?

Eu conheço a teoria, e ela é linda: precisamos ajudar as comunidades ribeirinhas, os pescadores humildes (risos do ministro e seus subordinados). Comunidades como as da Ilha de Santa Catarina, que vem sendo despejadas para dar lugar a condomínios luxuosos, ou como várias que perdem suas casas a cada novo alagamento de grandes áreas para criação de usinas hidrelétricas (essa "energia limpa" adotada por nosso país), sempre com a conivência e grande empenho dos governos municipais, estaduais e federal.

Ministério da Pesca, para ser mais um buraco negro a desparecer com o orçamento da união. Para ser um cabide de empregos da companheirada.

2 comentários:

  1. O buraco político brasileiro é muuuuuuito negro.

    ResponderExcluir
  2. Tô esperando a criação de um Ministério da Corrupção, com comissões que apurem todo mundo e com integrantes íntegros.
    Agora, pelo visto, depois do Ministério da Pesca, teremos o Ministério dos Pães, depois do Vinho... ¬¬

    Daqui a pouco vem o Ministério do Reino Universal e ninguém vai falar nada.

    Vergonhazinha do meu povo viu!

    ResponderExcluir