sexta-feira, 30 de março de 2012

Quando sobra dinheiro e falta o respeito...


Thor Batista atropela e mata ciclista (zzzzz...)


Ah, os assuntos batidos! Costumo evitá-los, mas não pude fazê-lo.
Não ao ver uma Mercedes SLR McLaren ser destruída por um desinteligente garoto de 20 anos que atropelou um ciclista.

Existem várias, várias, várias Mercedes. Todas denotam status, esbanjam tecnologia, luxo e conforto, e  tem como principal marca a segurança, não a esportividade. Exceto pelas Mercedes AMG (divisão esportiva da Mercedes), e, em especial, exceto pela SLR : ela é uma Mercedes sui generis, com sobrenome, justamente para apartá-la de suas irmãs, e deixar claro que ela não participa do conservadorismo alemão.

Uma SLR é um projeto conjunto, que conta com um motor V8 de 5.5 litros, mais de 600 cavalos, 79,6mkgf de torque. Pra quem não entende de carros, asseguro que isso é muita coisa, o suficiente para uma aceleração de 0 a 100 km/h em 3,8 segundos. É um carro que atinge, de acordo com a fábrica, 338 km/h de velocidade máxima final. Para garantir a segurança, entre oturas coisas, ela tem um dos conjuntos de freios mais eficientes já fabricados, com discos de cerâmica, capazes de provocar uma desaceleração de 100 a 0 km/h em 3,6 segundos.

Isso pode significar coisas totalmente diferentes para um motorista:
1 - é um carro que pode ser dirigido como você quiser, onde você quiser, que nada de ruim vai te acontecer.
2 - é um carro que deve ser tratado com respeito, e utilizado com sabedoria.

É o tipo de carro que alguém deveria possuir não por ter a capacidade financeira para adquiri-lo apenas, mas deveria possuir por merecê-lo. Em minha opinião sincera, dificilmente alguém merece uma SLR aos vinte, a não ser que tenha crescido nas pistas.

Para os ávidos por velocidade, existem diversos recursos, especialmente para pessoas tão ricas. Você pode não apenas participar de um track day, como pode construir seu próprio autódromo para andar alucinado lá dentro, no dia e hora que quiser.

É ingenuidade pensar que alguém compra uma SLR para andar de acordo com as regras das rodovias brasileiras. Se quer ter um dos carros mais caros que o dinheiro pode comprar, mas quiser andar com parcimônia, uma pessoa rica anda de Rolls Royce, Porsche Cayenne ou Panamera.

Quem escolhe Mercedes SLR McLaren, McLaren M1, Koennigsegg Agera, tem as mesmas motivações de quem compra uma Yamaha R1, Suzuki SRAD,  Honda CBR600 RR... Com o bônus de praticamente reduzir a zero as chances de matar a si mesmo, deixando em risco apenas para as vidas alheias, essas que para uns valem tão pouco diante de suas fortunas.

Não sei se é o caso, não mesmo, mas é difícil acreditar que um garoto de 20 anos, com todas as suas vaidades, diante de um amigo no banco do carona, teria a sabedoria que geralmente vem aos motoristas mais tarde, ou às vezes nem mesmo chegam um dia.

Um comentário:

  1. "sabedoria para dirigir"

    tá ae uma coisa rara, basta um passeio pelas ruas em horário de pico pra ver que quase ng sabe do que se trata

    ResponderExcluir