quinta-feira, 12 de abril de 2012

Dos grandes estardalhaços que não mudam a vida de ninguém.


Manchete de ontem: CPI do Cachoeira

Recentemente a PF descobriu a América. Leia-se por América, o esquema de corrupção comandado por Carlinhos Cachoeira em Goiás, coisa que qualquer anapolino já sabia. Aliás, a primeira reação dos anapolinos, que conhecem Cachoeira há tempos, foi esperar pela transferência/afastamento dos envolvidos na investigação e coisas parecidas. Contudo, dessa vez foi sério, e muitos goianos se encheram de revolta e esperança. Revolta pela corrupção que faz nosso estado parecer uma grande fazenda pertencente ao coronel Cachoeira, e esperança de que o governo atual caia e uma nova era de esplendor comece por aqui. Eu bocejo.

Como disse antes, descobriram aquilo que todo mundo já sabia. O único fato que soa surpreendente é o envolvimento do Demóstenes, político que me gerou diversas dúvidas enquanto secretário de segurança pública do primeiro governo Marconi, mas que enquanto parlamentar, conquistou o meu respeito, que fez questão de perder novamente. Enfim, fora o envolvimento do Demóstenes, não há nenhuma novidade na investigação. A questão é, porque demoraram tanto? Se é que demoraram... Talvez Cachoeira não fosse tão ambicioso, talvez fosse mais discreto... Não sei.

Eu não sou fluente em política, não entendo muita coisa, leio o que aparece na minha frente e talz, então não coloco a mão no fogo pelas coisas que passam pela minha cabeça, mas ainda assim vou dividir com vocês... Posso até estar na vibe da teoria da conspiração, mas acredito que até então Cachoeira havia passado despercebido porque não incomodava, porque Goiás não era interessante, porque o governo de Goiás não enchia o saco. Coisa que foi mudando a medida que a ambição de Marconi rumava para o Planalto, apesar de se tratar de uma ambição risível.  O ego inflado do cara e sua imaturidade política levaram ao caso Cachoeira, que expõe Demóstenes, mas apenas dá pistas sobre Marconi. Sem alternativas, ele faz o que é esperado, diz que vai sair com o rabo entre as pernas em 2014... Assim sendo, provavelmente só saberemos do real envolvimento de Marconi com Cachoeira se ele não cumprir a palavra em 2014.

O primeiro erro de Marconi foi tentar empurrar a responsabilidade do caso Celg para o governo federal, além disso, outras desavenças com o PT culminaram na situação atual. Atualmente as declarações dos políticos possuem maior visibilidade, não se faz mais política dizendo uma coisa no palanque e negando diante dos acusados, e Marconi ainda estava nesse modus operandi, mordendo e assoprando o governo federal. Fora isso, ele é apenas um cara de Goiás, não tem toda a moral que seus aliados propagam por aí, a ponto de ser um candidato viável do PSDB para presidência. Ainda que Goiás tenha um crescimento constante em termos de força política e economia, está longe de ter o poder de fogo de emplacar um presidente. Todos sabem que candidatos fortes despontam do nordeste ou do sudeste, e todos sabem que o PSDB é um partido conservador, com presidenciáveis "sobrando" e dificilmente endossariam uma candidatura do governador goiano a presidência.

A má gestão do estado não é novidade, mas facilita a derrocada do governador. Contudo, sabemos que uma simples menção de envolvimento não será suficiente pra desfazer a popularidade consolidada com o Nelson da Capitinga e outros "golpes" publicitários, apenas provas de envolvimento direto, como houve com o  Demóstenes, possibilitariam a queda imediata do governador. Além disso, é o caso de questionar, porque nenhuma liderança goiana se posiciona a favor de investigações? Porque estão todos calados? É muito provável que todos estivessem envolvidos de alguma forma e, tendo teto de vidro, não atirarão pedras... Dessa forma, fica difícil ter esperança de que alguma coisa vai mudar. Ainda assim, talvez eu esteja na praça cívica, na manifestação de sábado, as 10:00.

2 comentários:

  1. Sempre achei muito engraçadas as ambições palacianas do Marconi, quando nem o Aécio Neves consegue. Num partido onde existe um trator do calibre do José Serra, fica muito difícil emplacar um goiano.

    Se o Marconi fosse tão esperto quanto se acha, teria debandado para o DEM ou mesmo para o PSD.

    Já temos uma democracia relativamente consolidada, mas falta renovação política.

    Tenho esperança que as oligarquias políticas, que seguem hereditárias, acabem num futuro de médio prazo.

    Enquanto isso, só nos resta observar com horror, com o "poder" de nossos votos....

    =(

    ResponderExcluir
  2. É.

    Talvez eu também esteja lá.

    ResponderExcluir