segunda-feira, 28 de maio de 2012

A minha UNIVERSIDADE está sem aulas por causa de um GOVERNO que não valoriza a EDUCAÇÃO no Brasil




Expansão e fragmentação. Políticas televisionadas e a grande população se enganando. Alienação?! Cuidado. Estamos vivendo a era das tecnologias desbocadas. Estamos escrevendo para uma porção de leitores, fazendo com que eles acreditem nas nossas palavras e buscando convencê-los que estamos bem. Não estamos, mano. Estamos mal, bem mal das pernas. No ano passado o Governo criou um pacote (posso falar assim?) de bolsas que iria garantir os melhores alunos nas melhores universidades do mundo. Se liga: ciências sem fronteiras. Faz uma busca rápida com essa tecnologia que você tem aí pra saber o que é. Tá, eu sei que você já sabe. Mas... sabe mesmo, né? Então, é certo que você esteja sabendo que o Governo está tirando com a sua cara. Só pode! Tomando como foco as áreas de tecnologias e exatas, mas uma vez ficamos a ver navios. Digo, nós pobre estudantes dos cursos de humanas e tem como piorar, vai conversar com um sujeito que é de humanas e que faz licenciatura. Depois me parece que a coisa ficou meio democrática, ou não? Porque eu mesma não achei vaga nenhuma para Geografia. Mas o problema é meu, eu que vá prestar outro vestibular para ter a chance de ir estudar em uma das melhores universidade do mundo, é isso mesmo Tia Dilma? É, parece que é isso. Afinal, não faz sentido que os senhores cuidem da minha educação.
Só que o buraco é mais embaixo. Não basta fazer o investimento errado. Há de ferrar com tudo de uma vez só, que daí da menos trabalho. Eu já sei que o Governo não quer investimento em Educação. Vai que todas as pessoas recebem direito a essa educação libertadora e comecem a questionar as merdas que são feitas por esses políticos que cuidam da educação em ano eleitoral. Quando cuidam. E eu me pergunto o que tem o ciência sem fronteira a ver com a porção de universidades que estão ou já aderiram a greve. Simples, Tia Dilma. Você que é uma senhora bem letrada deveria repensar que investindo em educação da básica a superior teria como resultado uma possível igualdade em todas as áreas. Não me interessa o que a senhora comeu no seu café da manhã, ou o que a senhora vai comprar de presente para quem é quer seja. Eu só quero que a senhora seja capaz de entender que um país que investe em educação tem um retorno muito mais alto que um país que só investe em ciências sem fronteiras. Caralho, será que a senhora ainda não viu o salário porco que os professores recebem? E a senhora ainda tem a cara de pau de deixar correr uma propaganda que diz que o governo investiu com uma puta qualidade nas universidades, que o REUNI é acesso democratizado. Acho que estamos em outro Brasil. Então, é simples: eu te dou a chance de me mostrar em qual Brasil que a senhora está e eu te mostro o Brasil que eu estou.
Pra isso, vou buscar meu fôlego. Porque a senhora sabe. Eu estou fadada a ter que correr e me esforçar muito. É que eu estou na parte marginalizada da academia. Eu sou alvo de chacota até da família por fazer licenciatura. Porque todo mundo já está bem careca de saber que a educação que o Brasil quer dar é essa: onde os professores de ensino básico precisam aguentar salas lotadas, falta de estrutura declarada, ensino hierarquizado e salário baixo (eu disse baixo? eu quis dizer: miserável). Enquanto os professores de ensino superior precisam gastar uns dez a treze anos estudando, para ter um doutorado para ganhar o dinheiro que não é justo pela quantidade de tempo de estudo. Como é que nós vamos fazer? A senhora vai resolver isso pra gente? Se sim, aproveita para resolver, direito, a questão do código florestal. Agora se a senhora não resolver nada disso, eu vou tentar entender. Vou repensar e analizar qual é que foi a educação que a senhora recebeu. Se foi essa que a senhora está querendo manter: reprodução e nada de problematização. Porque assim, se foi essa que a senhora teve, até parece compreensível entender o prosseguimento da bagunça. E desculpa eu falar só para a senhora, mas é que a senhora colocou a sua cara a tapa quando quis governar o país, então eu já vou logo falando para a que se diz ser a máxima autoridade, que daí eu coloco a minha fé na resolução do problema.

E quanto aos alienados que gostam de nos chamar de bardeneiros por fazer manifestação, fiquem com isso: http://degraudalinha14.blogspot.com.br/2012/05/sem-mais.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário