terça-feira, 5 de junho de 2012

A obsolescência do canivete suiço e da privacidade

Manchete de Ontem: Por que o barômetro pode ser a nova carta na manga do Android
Gmail Man: Microsoft faz piada com e-mail do Google
Gmail Man
Telefones celulares: eles servem para tudo hoje em dia, mas quase nunca para fazer ligações. Estive observando a maioria dos usuários de smartphones num restaurante outro dia (eu estava sozinha com meu celular, e observava umas mesas ao lado) - Draw Something, Facebook, Canastra, Angry Birds, Bubble Blast, Notícias, Clima, Foursquare, Twitter, GPS... Você tem o mundo virtual na ponta dos seus dedos através de uma tela capacitiva.

Desejamos por séculos a obsolescência do canivete suíço, e sonhamos em ter seu conceito ampliado e aplicado  a quase todos os aspectos de nossas vidas: talvez só a palavra "dinheiro" fascine a maioria dos seres humanos mais que as palavras "multifuncional", "coringa", ou outra que as valha.



É uma grande facilidade, mas poderia ser uma gigantesca preocupação para os paranoicos das teorias conspiratórias corporativas: "Eu não confio no Google. Ele tem informações demais a meu respeito, e o Android só torna tudo isso pior", diriam os mais trágicos.


É ruim ou perigoso esse excesso de informações nas mãos de uma empresa? Uns dizem que sim, eu acredito um tanto que seja alarde, afinal, nós pedimos por isso. Queremos serviços consolidados, facilidades, realidade aumentada, simplicidade e complexidade harmonizados em nosso favor em um dispositivo único, ou no máximo em dois ou três, como um computador, um celular e um tablet.


Tenho um telefone  que uso para ler meus e-mails, checar e alimentar meu facebook, avisar a todo mundo onde estou via foursquare, transferir dinheiro ou pagar contas, fazer compras no Ebay e Amazon, enviar pagamentos pelo Paypal, descobrir endereços e referências de restaurantes, ou como voltar para minha casa depois de uma longa viagem. Me sinto confortável ao trocar de celular e não precisar informar ao novo telefone nada além de meu e-mail para que ele recupere todos esses dados.

O Google pode saber onde eu vivo, onde eu trabalho, por onde andei, quais meus relacionamentos pessoais e comerciais, que tipo de jogos e aplicações mais me interessam, qual minha agenda, minha propensão a consumo, e assim por diante. O Google pode ter zilhões de Petabytes em informações precisas sobre os 250 milhões de usuários de Android, e não satisfeito, pode usar esses milhões de usuários para construir o mais fantástico e preciso sistema de previsão do tempo já imaginado pelo homem.

O que fazer com nossa privacidade, essa tão subestimada por Mark Zuckerberg e outros tantos, inclusive o Gmail nosso de cada dia?

Bem, não se pode ter tudo nessa vida, certo?

Um comentário:

  1. Me sinto confortável ao trocar de celular e não precisar informar ao novo telefone nada além de meu e-mail para que ele recupere todos esses dados. [1]

    Falou tudo Lana!!
    Uma benção o celular!!
    Agora que trabalho o dia todo rodando pela cidade mais tempo dentro do carro do que sentadinha no escritório recebo pelo celular td da minha loja on line, emails de fornecedores, agenda, calendário, calculadora até fofoca!!! ahahah

    n vejo mais minha vida sem um smartphone
    e pra isso essencial: carregador veicular!

    ResponderExcluir