quinta-feira, 21 de junho de 2012

Precisamos do aquecimento global para nos preocuparmos com o meio ambiente?

Manchete de Ontem:  Metade dos ativistas ambientais assassinados na última década são brasileiros.  Ricardo Felício afirma que o aquecimento global é uma mentira.

Minha opinião sobre o aquecimento global: tanto faz. Não é porque eu não ligo para o meio ambiente, nem porque eu defendo os interesses das grandes corporações. A questão é: independente do superaquecimento do planeta, não custa nada ser ambientalmente responsável.

Algumas pessoas acreditam que custa.... Custa o que? As vezes conforto, as vezes mudança de comportamento, as vezes nada. É um custo muito baixo, pra quem se importa... Mas se a maioria das pessoas não separa sequer o lixo orgânico, como o mundo pode lutar por menos emissão de carbono? Se eu não me empolgo com grandes discussões ambientais, é porque acredito que o ser humano, em sua maioria, não sabe ceder. A fome, o meio ambiente, o SUS, seja lá o que for... é problema do governo, é culpa do capitalismo, nunca é culpa minha, sua, de ninguém. Terceirizamos responsabilidades, culpamos o sistema.

A terceirização só vale a nível de consciência, na prática, somos responsáveis, nascemos responsáveis... Por que nascemos humanos. Porque compramos coisas sem questionar o comportamento do fabricante, porque não descartamos um produto que nos trará conforto mesmo sabendo que a marca que o desenvolve explora criancinhas na áfrica, porque não ligamos pros trabalhadores bolivianos... Somos responsáveis porque assimilamos a compra irresponsável, porque escolhemos não nos preocupar.

Enfim... Eu tento fazer a minha parte, quando lembro. Nem sempre é possível pesquisar o histórico de uma empresa antes de comprar. Nem sempre é possível pensar no impacto ambiental das coisas que consumismos... Mas nem por isso preciso ligar o foda-se pro meio ambiente e tudo mais. Existe um problema, se há exagero é outra história.  Ficarei feliz se minha vida não detonar o meio ambiente mais do que o necessário, ficarei feliz em respeitar o trabalho dos ambientalistas, ficarei feliz me importando com o meio ambiente, independente do fim da espécie humana (que não seria nada mal, convenhamos).

Conter o desmatamento, diminuir os índices de poluição, cuidar das espécies em extinção, combater o maltrato de animais, são coisas legais, atitudes muito bacanas, e precisamos sim respeitar e admirar quem se empenha em prol delas. Contudo, essas coisas incomodam... Porque as fronteiras agrícolas precisam se expandir, as industrias precisam produzir muito e irresponsavelmente, os únicos animais importantes são os humanos; por isso matamos nossos ativistas. Sim matamos, sempre que minimizamos os problemas e lavamos as nossas mãos, ajudamos na morte de cada um deles.





Um comentário:

  1. Muito bem, irmã.
    Texto forte, coerente e muito importante para nossa reflexão.

    Nossa omissão fica muito clara no documentário "Blood In The Mobile", que fala sobre os conflitos do Congo e os metais utilizados para fabricar todos os aparelhos telefônicos que utilizamos hoje. Senti vergonha de mim mesma, e de todos nós, afinal, praticamente todo mundo hoje em dia tem um celular...

    Usualmente relevamos nossa consciência em virtude de nosso conforto.

    É difícil reduzir nosso dano, mas todo esforço é válido.

    ResponderExcluir