terça-feira, 19 de junho de 2012

Quid Pro Cuo, Clarice


Por mais que o senhor Luiz Inácio sempre tenha tomado atitudes que me causem arrepios, sinceramente, nem dele eu esperava algo do tipo.

Em outra fotografia que também me causou náuseas, o momento que entrou para a história deste país trazia Lula visitando Sarney em um hospital, um com cara de compadecido, outro com um semblante de pobre criatura que parecia renegar seus anos de coronelismo no nordeste. Pareciam duas pessoas frágeis, humanas, e não dois dos mais sagazes predadores da política nacional. Agora Lula aperta a mão de Maluf, como quem cumprimenta um velho amigo. Sorriem um para o outro, ou sorriem ambos de nós todos?

Nunca antes na história desse país a política foi tão transparente quanto à cara de pau de uns e outros: não mais se finge princípios, preceitos e ideais partidários. Escancara-se que amigo ou inimigo é uma mera questão de conveniência, e para eleger um determinado pupilo, vale tudo.

Sobre isso, Maluf simplifica:  "Política é como futebol. Quem é palmeirense não gosta do Corinthians, quem é corintiano não gosta do Palmeiras e pode alguém não gostar de mim. Mas ninguém pode dizer que Paulo Maluf como ex-governador e ex-prefeito não conhece como ninguém os problemas da cidade de São Paulo". Claro! Conhece até porque foi responsável por boa parte desses problemas, e quem tem memória curta é eleitor, não político. 

Já ouvi dizer que quem fala de si mesmo em terceira pessoa é egocêntrico, e o senhor dos frangos (talvez daí tenha lembrado do futebol) superfaturados, me parece um caso grave e irreversível de egocentrismo, assim como seu novo amigo, que patrolou seu partido para emplacar o candidato que a princípio apenas ele mesmo queria.

Com uma mistura de revolta, incredulidade e desesperança, observei a foto ontem em todos os jornais da internet, me lembrando de Hannibal Lecter: "quid pro cuo, Clarice". As mãos dos políticos lavam umas as outras, enquanto nos sobra a sujeira de seus arranjos....

Um comentário:

  1. A escória da política brasileira. Muito bem fez a Erundina em se mandar desse rolo. Mal pude acreditar quando vi a notícia, é uma das coisas mais ridículas que já vi na política nacional.

    ResponderExcluir