sexta-feira, 6 de julho de 2012

Excessos Moderados



Uma vez machuquei a perna malhando (ok, podem rir! Eu mesma rio). Foi overtraining, sério. Então eu, que só freqüento médico quando preciso mesmo, fui atrás de um ortopedista para aliviar aquele incômodo. Note, não era dor, e sim, tenho escalas com os níveis de sofrimento. O problema da perna era um desconforto moderado. Segue.
Não conhecia nenhum ortopedista, peguei então o caderninho do convênio e procurei um que tinha consultório perto de casa. Óbvio que joguei na net o CRM do médico, vi se tinha site e também vasculhei Facebooks e Orkuts da vida, já que me recuso a ir em um médico que tenha fotos nível “dei tudo de mim na balada”. Achei um que parecia ser digno. Fui.
Chegando lá, expliquei. Ele fez uns testes básicos e solicitou exames. Quais exames? Um que teria que ser aprovado pelo convênio, de tão caro que era. Acho que era ressonância magnética, não sei, não me lembro. E não fiz! O porquê? Porque, na minha humilde opinião, hoje em dia há um abuso de pedidos de exames desnecessários. Se a pessoa tem convênio e o convênio paga, porque não pedir tudo? Porque não tenho mania de doença e nem sou hipocondríaca. E porque o excesso me confunde, vai que confunde o médico também?
Concordo que se novas tecnologias hoje existem e podem nos ajudar, estas podem e devem ser usadas. Agora, há que se ter um limite. Não é inteligente pedir exame de TUDO sendo que você está com uma unha encravada. Não sou médica, como avaliar este limite então? Bom, eu uso isto até como um parâmetro para a escolha do meu profissional: se ele faz alocka dos exames, não é para mim. Sou old school, baby. Gosto de médicos que CRM antigo, da época em que as consultas demoravam mais do que 3 minutos...
Concordo que sou uma exceção privilegiada por ter convênio. Agora, este pensamento estilo “já que tenho vou usar tudo o que posso” não combina comigo. Só porque pago minha conta elétrica, deixarei as luzes então eternamente acesas? Ou minha conta de água? Muitas vezes, menos é mais. E isto para mim é algo como estar fazendo apenas a minha parte...

Nenhum comentário:

Postar um comentário