quarta-feira, 4 de julho de 2012

Sobre a educação dos filhos & religião

Conheça as razões mais comuns para o divórcio, segundo advogados

A reportagem aponta quais são os principais motivos que levam ao divórcio. Entre traições, inclusive virtuais, pontua também as divergências na escolha do modo de criar os filhos como um dentre os motivos que mais ensejam o fim do casamento.

Rumores indicam que o fim da união entre Tom Cruise e Katie Holmes, por exemplo, foi motivado por Katie ser contra a iniciação da filha, Suri, na Cientologia, que é a religião seguida pelo ator.

Quando eu li isso, me veio uma vontade imensa de discutir sobre o assunto, porque eu tenho uma opinião que muitas vezes é encarada com polêmica.

Na minha humilde mas formada opinião, acredito que os filhos devem ser criados para ser bons cidadãos. Nada mais. E esses bons cidadãos não devem ser assim coagidos por medo de algum deus que os castigue, ou por princípios fundamentados em religiões e filosofias diversas. Devem ser bons cidadãos por assim é que todo ser humano deve se portar. É um dever, inerente a conduta humana.

Ora, o ser humano deve ser educado para ser bom. Para não infringir leis. Para ser honesto. Para ter consciência da sua cidadania. E fim de papo.

Crianças não devem ser levadas para escolas religiosas, por exemplo. Porque isso pode criar um conflito terrível quando adultas (eu passei por isso). Crianças devem ser educadas no que eu chamo de "conceito branco".

O conceito branco é um espaço de aprendizagem meramente social, em que a criança aprende a ser gente, digamos assim, sem se revestir de dogmas e crenças. As crianças devem aprender a ser corretas. Crescendo (ou ainda pequenos) e tomando consciência do mundo e do seu eu (ou mesmo sem tomar), elas que decidam, COM LIBERDADE, que crença seguir. Sem conflitos. 

A educação é a educação. A religião é a religião. Não deveriam se misturar.

E se esse foi o motivo que fez Kate se separar de Tom, fez bem.

Por fim, para os que estejam pensando que isso é uma afronta à evangelização praticada pela minha religião (católica), eu discordo. Eu só sou a favor da liberdade de crença. E da educação como um desmembramento da laicidade. Nada mais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário