quinta-feira, 20 de setembro de 2012

Vergonha

Manchete de Ontem: SUS perdeu quase 42 mil leitos nos últimos sete anos, diz órgão médico


Poderia criticar por horas a qualidade da saúde pública no Brasil. Argumentos não faltam, porém este aqui é impossível deixar passar em branco. Em 7 anos, 42 mil leitos a menos no Sistema Único de Saúde (SUS).

O presidente do Conselho Federal de Medicina, senhor Roberto Luiz Dávila, atribui isso a uma falta de política eficaz. Essa explicação ele nem precisaria dar, é só olharmos ao nosso redor.

Recentemente fui acompanhar uma tia que não tem plano de saúde para fazer uma cirurgia de catarata. Chegamos ao posto de atendimento as 11h40 e saímos de lá mais de 15h. Para mim, que sou jovem foi difícil esperar, agora pensem naqueles idosos, com idade média de 70 anos, esperando, e muitos sem ter lugar para sentar.

Dessa experiência eu percebi o seguinte. O SUS funciona sim, mas para quem não tem pressa ou a doença não for grave. Se for algo urgente, esqueça... É só fazer uma busca em qualquer site para ver quantos morrem esperando atendimento.

E, em vez de melhorar, só piora 

Um comentário:

  1. A saude brasileira, de forma geral, ampla e irrestrita, anda caotica.

    O SUS eh o caso mais calamitoso de todos. No meu plano de saude eu preciso esperar, invariavelmente, por mais de um mes para conseguir uma consulta. Fico sempre imaginando como eh para quem precisa recorrer ao SUS. Alguns hospitais dao medo.

    Recentemente uma tia faleceu por precisar de servicos publicos.

    E como vc disse, soh piora....

    Triste, muito triste...

    ResponderExcluir