segunda-feira, 15 de outubro de 2012

Conte o seu tempo e faça algo, de bom


Esses dados provavelmente não te assustam mais, porque você, assim como eu, acha natural mendigos nas ruas, crianças pessoas passando fome, assaltos, grades, cercas elétricas, seguranças e etc. Você pode até me dizer que se comove com a fome, com a questão social do mundo, que isso e que aquilo. O que você pode não saber é que não é natural uma pessoa passar fome, existir mendigos e tudo isso que já foi citado e outras coisas a mais. Isso não é natural, isso é naturalizado pelo ser humano. E o que você quer dizer com isso, Anna Cristina? Eu quero dizer que nós já nos acostumamos a ver a perversidade espalhada por aí, as mortes, a desigualdade ao ponto de achar isso tudo normal. Porém, como isso foi criado por nós mesmos, isso não é natural e sim naturalizado. Pega essa de como o ser humano é um filho da mãe com ele mesmo. 

Enfim, eu sei que esse assunto de passar fome, de desigualdade social é um saco. Porque fala-se muito e nada se resolve. Eu sei, eu sei. Tenho culpa nisso, você tem, todos temos. E é assim que é. Enquanto eu escrevo isso aqui e você lê tem gente lá não sei onde, ou aqui do lado passando necessidades...
Uma vez eu contei uma história de que quem deve resolver tais questões é o governo, que é representado por gente igual a gente (ou não né, porque a gente acha que nunca vai ser capaz de ferrar com tudo igual os partidos políticos que vivem no poder). Pois bem, eu não sei mais quem deve resolver isso, se a solução, o que podemos fazer. Essa conversa de que cada um fazer a sua parte não adianta, porque os grandes que podem fazer a mudança não se movem. Então, sei lá. Só desejo muita força para todos e que algum dia possamos acordar sem pensar que tem gente morrendo de fome.

Saber que num mundo que se diz moderno pessoas morrem de fome, ou por falta de recurso médico e essas coisas não entra na minha cabeça. Saber que num mundo que se diz moderno pessoas morrem de fome, enquanto outros jogam comida fora todos os dias, não entra em qualquer parte do meu corpo.


Desculpa começar a semana com um texto deprê?
Boa semana procês!

2 comentários:

  1. Deprê não é o texto, não é o seu alerta e a sua reflexão sobre. Deprê, e digo, perverso o que você frisou, fome e pobreza "naturalizadas". Por uma ideologia que transforma isso numa normalidade e culpa a sociedade, ou, a normaliza como dona do mundo e das vontades. Anos de análises, experiências e atrocidades... guerras e nós, civilizados continuamos assim. Dividir e pensar no outro é quase o horror. Incrustam-nos o individualismo acima de tudo, e se torna natural, inato. Indispômo-nos a ver isso tudo, exigimos que se faça algo, e quando algo é feito: "Ora, há coisas mais prioritárias, os que passam fome passam porque querem." São os que dizem os que jamais passaram fome. Titi, excelente texto. Um obra maravilhosa sobre a fome é do Josué de Castro, "A Geografia da Fome". Obra longa e tema naturalmente pesado, mas vale aos poucos ir consultando os tópicos.

    ResponderExcluir
  2. Também acho importante sim falar sobre isso, li este artigo aí que postou e algo chamou minha atenção e colocou-me a pensar, porque eu achava que o biocombustível era uma forma de preservação ambiental mas quando li e vi que isso pode prejudicar a questão da erradicação da fome já que grandes quantidades de alimentos vão ser disperdiçados em combustível e gerar aumento de preço, nossa que tenso...tem que desacelerar o progresso, cara essa matéria que influenciou seu post é muito boa, seu escrito também, eu mesma acabei de descobrir algo que não sabia e já estou com pé atrás com biocombustível, e muitos outros também, talvez as coisas não sejam facil de mudar, mas só o fato de tomar consciência que algo pode ser feito, já é um grande passo.

    ResponderExcluir