segunda-feira, 1 de outubro de 2012

O sertão vai virar mar, só que ao contrário?



Andam dizendo por aí que o mundo vai acabar, que o sertão vai virar mar, e que o rio são francisco vai sofrer a sua extinção inexorável. Se é verdade? Vai saber. Ultimamente estou tentando não pensar muito no que vai acontecer numa escala que não é próxima a mim. Lembrando que isso não quer dizer que eu não sofrerei com a falta de água no rio são francisco, caso ele se perca. 

O que mais chama a minha atenção neste texto não é o fato da possível extinção do rio. Para mim as coisas são muito claras. Quando o texto diz que as pesquisas mostram o quanto o homem vem ferrando com tudo, em relação a uma verdadeira preservação do rio e de seu entorno, eu só tenho a concordar. O homem não ferra só com o rio são francisco, o homem ferra com a sua própria vida. O que o torna, neste ponto de análise, um ser medíocre. 

A incrível capacidade de olhar para o próprio umbigo pode custar caro. Sempre achei que é arrogância demais de um povo achar que pode fazer com outro povo alguma coisa. Agora ver um povo achar que pode, em detrimento de um bem estar social insignificante, transpor rio, poluir e essas coisas é de quase se perder as esperanças com tudo. 

Meu fatalismo é grande. Já não acredito no ser humano e suas ações e blá. Entretanto, elenco algumas partes que chamaram a minha atenção no texto e que permitem uma outra discussão: "o processo que levará ao fim do rio são francisco não começou hoje. Basta olhar a ilustração para ver o que acontecem em tão pouco tempo, menos de 200 anos. A imagem nos mostra um bioma surpreendente: o tamanho das árvores, a diversidade de animais, a exuberância - ressalta Siqueira. - Observamos que ocorre um efeito em cascata. Tanto que, se algo não for feito agora, de forma veemente, o impacto do aquecimento global na Caatinga, que é o local mais ameaçado pelas mudanças climáticas, será dramático".

Amigo, sinto muito. Não é possível que você acredite em aquecimento global. Eu posso acreditar que tudo isso que você está contando é verdade. Inclusive me coloco como colaboradora da extinção do rio são francisco (se isso for mesmo acontecer). Por que colaboradora? Porque eu não levanto a minha bunda da cadeira para entender sobre o mesmo e exigir do governo, de quem seja, algo que não provoque, então, tal extinção. Agora vir aqui me contar que o impacto do aquecimento global será dramático, não faz a sua pesquisa ganhar méritos. Porque tem mil anos (só que menos) que eu escuto que tudo que acontece é culpa do aquecimento global. Se uma pesquisa desse porte é feita, o mínimo que eu espero é que os argumentos, para me convencer da extinção, não sejam a culpa do aquecimento global. Por isso, num futuro não muito distante eu vou tentar comprar esse livro, para depois eu realmente tomar conhecimento do quanto você usou, ou não, palavras como aquecimento global na sua pesquisa.
É o que eu disse, eu posso acreditar na extinção, se eu parar para pensar que o homem é uma merda e que fez e continuará fazendo besteiras que ferrem com o rio ou que as mudanças climáticas (totalmente normais) possibilitem a extinção desse, mesmo porque estamos em constante movimentação, isto é, não é desde sempre que o rio existe e não é para sempre que ele existirá. 

Outra questão, ao longo do texto é possível entender que a principal contribuição do livro, gerado através da pesquisa é chamar a atenção para a caatinga. Veja: "a principal contribuição do livro é chamar a atenção para a caatinga. É o único bioma exclusivo do Brasil, porém o menos conhecido. Seu personagem mais famoso é o rio são francisco [...]" 
Veja também que colocar como título a possível extinção do rio são francisco possibilita uma publicidade maior. Porque ninguém quer ler sobre a caatinga em si, agora pensar na extinção do rio são francisco já pode ser uma leitura, se não quão, mais agradável ou, quem sabe, mais útil. Enfim.

Isso tudo só me faz ver que o homem além de ferrar com o que é natural, ele se apropria do mesmo para naturalizá-lo. Porque no final das contas, achamos normal encarar tal sensacionalismo. E, ainda, conviver com o fracasso da nossa espécie, que, vez ou outra, propicia a extinção de tudo.


 Proponho um brinde com copo d'água, se possível, do rio são francisco.

Um comentário:

  1. o aquecimento global, o sistema, os entes que o ser humano inventa pra colocar a responsabilidade em coisas que não são palpáveis...

    =(

    a verdade é que o ser humano é muito culpado, somos muito culpados... afinal, o que sabemos sobre tudo que consumimos tds os dias? o que interfere em que?
    qtas vezes precisamos nos esquivar de pensar pra não surtar?

    =(

    Nada fácil isso de não conseguir olhar só pro próprio umbigo, mas tb não conseguir olhar pra todo o resto e fazer algo por todo o resto.

    =(

    ResponderExcluir