sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

Belo Monte e seus custos sociais




Um estudo realizado pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), de São José dos Campos (SP),  através do professor Wilson Cabral de Sousa Júnior, especialista em análise de impactos ambientais, aponta que os custos sociais da construção da usina de Belo Monte podem alcançar 1 bilhão de reais.
O valor citado no estudo é referente a fatores de degradação que vão ser causados pelas obras, como perda da qualidade da água, da atividade pesqueira tradicional e ornamental, prejuízos com turismo e o custo da emissão de CO2 e de metano na atmosfera. O mesmo montante, de acordo com o Ministério da Educação, foi investido em assistência aos estudantes de universidades federais nos últimos cinco anos.
Já o consórcio Norte Energia, responsável pela usina, os investimentos para compensação dos impactos sociais, econômicos e ambientais serão da ordem de R$ 3,2 bilhões.


Potencial

A hidrelétrica, alvo de duras críticas, terá papel fundamental no sistema elétrico brasileiro. Será a maior  do Brasil, com mais de 11 mil megawatts, e adicionará o correspondente a três usinas nucleares do tamanho de Angra 2. E, ainda no período de maior vazão do Rio Xingu, a usina permitirá que os reservatórios das hidrelétricas do Nordeste sejam poupados.  

Com todo esse potencial, quais outros tipos de energias poderão ser usados como alternativa a esta hidrelétrica? Precisamos de toda essa energia? A maioria dos ambientalistas acreditam que não precisamos da Belo Monte.

2 comentários:

  1. Ambientalistas? Nem precisamos chegar a eles.

    A maioria dos técnicos do setor acreditam que não precisamos de Belo Monte.

    É mais um caso da interferência dos desejos presidenciais megalomaníacos de Lula em assuntos que deveriam ser tratados como estritamente técnicos.

    A despeito do ônus ambiental, a água utilizada, devido ao excesso de matéria orgânica, levará as turbinas a ter uma vida útil muito inferior às turbinas das outras usinas brasileiras (estimativas de até 50% menos durabilidade), o custo de transmissão da energia produzida também é inviável. Serão milhares de quilômetros com linhas de alta tensão, que custam muito caro.

    Além disso, energia hidrelétrica não tem como ser armazenada, ela é produzida, transmitida, e se não utilizada em seguida, se perde. Depositar a solução dos problemas energéticos brasileiros em Belo Monte é como usar nove mulheres para tentar gerar um bebê em um mês.

    ResponderExcluir
  2. Além do mais, um país sem abalos sísmicos, tsunamis e furacões, energia nuclear é perfeitamente viável.

    ResponderExcluir