sexta-feira, 11 de janeiro de 2013

Jogador de Futebol na faculdade? É sério isso?

Manchete de Ontem: Ronaldo fenômeno vai deixar o Brasil.



Os sonho da maioria de nossos pequenos meninos brasileiros é ser jogador de futebol, e quando você tem talento e é escolhido existe a possibilidade de você alterar completamente sua rotina de vida. É importante compreender essa questão de escolha X talento, porque em um universo correto e ético, todos os garotos que desfrutassem de grandes habilidades teriam oportunidades nesse esporte, mas como estamos diante de um cenário conhecido como realidade, o que acontece é que nem sempre os talentosos são os escolhidos, acredito que em algum momento de sua vida você já esteve diante de uma situação similar, onde você tinha certeza absoluta de que era mais capaz, entretanto faltava um pouco de "QI". Mas voltando ao assunto em questão, algumas pessoas se incomodam com a inabilidade vocabular dos jogadores de futebol desse nosso país, isso resulta de uma opcional falta de estudo, pois quando você consegue se tornar jogador de futebol, você não precisa mais estudar... Ou seja, se tornar jogador de futebol é conquistar tudo que você almeja na vida. Eu até compreendo esse raciocínio peculiar. Pois nós, funcionamos com uma equação extremamente simples:

Estudar - Estudar muito - Arrumar um emprego -Se qualificar - Para obter um Bom Salário/Dinheiro

E para quem se torna jogador de futebol à equação é simplificada:

Jogar futebol = Bom salário/Muito dinheiro

Dentro desta perspectiva inacreditável, de vez em quando acontecem algumas coisas que se apresentam como informações importantes para este tipo de discussão. E essa em questão me pareceu muito interessante:

"Aluno fenomenal: Ronaldo vai à faculdade
Ex-atacante se mudará para Londres, onde vai cursar publicidade e trabalhar em uma das maiores agências do mundo".

E é importante mencionar as palavras de nosso fenômeno:

“Passaram-se 18 anos e eu quase não estudei. Sinto uma grande necessidade de ser estudante novamente. Aprendi muito na vida, viajando, vivendo fora do país, minha ‘segunda escola da vida’. Mas também tenho que me dedicar a algo".

Será que as coisas estão mudando?

Eu não considerava a ideia de as palavras jogador de futebol e faculdade fazerem parte de um mesmo momento. Pode ser apenas uma jogada de marketing, entretanto, se for realidade, podemos esperar certa influência nos pequenos que se encontram nas escolinhas de futebol, acreditando que poderemos ter um futuro diferenciado, onde os jogadores falarão menos "errado".

Quem sabe não teremos cotas para jogadores de futebol...

Fonte: Yahoo/R7Esportes


2 comentários:

  1. É raro, se não impossível, que eu elogie o intelecto de um jogador de futebol... mas o Ronaldo nunca foi uma personalidade muito tradicional no meio futebolístico.

    Logicamente ele partilha da tríade clássica do futebol "farra + mulherada + carros extravagantes", mas um dos motivos pelos quais ele é um dos poucos jogadores de futebol por quem guardo ao menos uma pequena admiração, é que sua vida não se resume a isso.

    Ronaldo é um cidadão consciente, politicamente contundente, se cerca de intelectuais e não apenas de ignorantes bons de pé, busca preservar o bom português, é capaz de responder mais de uma pergunta realmente dizendo alguma coisa, e tem diversas obras sociais voltadas para a educação da população carente.

    Diria que é mais inteligente que a média dos jogadores brasileiros, e em muitos pontos mais sensato.

    Quem dera tivessemos mais Ronaldos no futebol, não pelos pés, mas pela cabeça mesmo.

    ResponderExcluir
  2. Acho que os jogadores muitas vezes não estudam pq os treinos também não sào fáceis...
    Aliás, qualquer criança que se prepara pra um teste em um time grande, passa tanto tempo treinando, que dificilmente se dedica com afinco aos estudos.
    Para os que não conseguem oportunidade, acabam duplamente prejudicados... Os que conseguem, muitas vezes se acomodam e não estudam quando surge a oportunidade e o tempo.
    Acho que é admirável que o Ronaldo decida estudar, e fica aí de exemplo pra muita gente, que acha que já fez tudo que tinha que fazer na vida, que já tá bom e talz...

    ResponderExcluir