sábado, 12 de janeiro de 2013

Qual o limite?





É uma pergunta que se aplica tanto à ação do Guarda Municipal quanto à conduta do grupo de hackers - alguns sites estão dizendo que se trata do Anonymous - que se prontificou a divulgar os dados do indivíduo, causando uma série de (talvez até merecidos) transtornos.

A nossa polícia em geral é vista com maus olhos por parte da população. O abuso de autoridade é recorrente, especialmente nas áreas mais carentes da cidade. Moradores que deveriam ver a polícia como força de segurança e ajuda se encolhem de medo ao ouvir as sirenes que anunciam as viaturas e se escondem, pois não confiam na polícia que deveria protegê-las. 

O caso do rapaz skatista é até leve, especialmente quando consideramos todos os mortos na conta da ROTA que "resistiram à prisão, atiraram contra a polícia" mas, incrivelmente, morreram com tiros à queima roupa e com sinais de execução. 

E o mais incrível é ver que policiais conhecidos pelo seu extenso currículo de mortes "em perseguição" conseguiram se eleger vereadores em São Paulo, destacando-se Paulo Telhada e Conte Lopes. Isso mostra que, mais do que problemas dentro da polícia, a população também tem problemas - na hora de pensar, na hora de votar.  Me perdoem, mas não considero que "bandido bom é bandido morto". Acredito com todas as minhas forças que todas as pessoas tem direito a um julgamento justo e idôneo, e que ninguém, NINGUÉM, tem o poder de condenar uma pessoa à morte, isso é pura barbárie (e antes que venham me falar que "blablabla você não sabe o que sente o parente de quem perdeu alguém, blablabla direitos humanos para humanos direitos, blablabla" informo que tive, sim, parentes próximos e queridos levados pelo crime e não desejo a morte das pessoas que cometeram tais crimes, independente do grau da minha dor, então me poupem ao menos desse argumento).

Voltando - porque eu meio que fui mais longe que esperava na argumentação -, considero a atitude desse policial repulsiva. Especialmente por ele não estar uniformizado e chegar atacando sem nem perguntar o que ocorreu. Para começar ele nem deveria se meter. Pior a atitude das demais guardas que ficaram olhando. Isso mostra o quão podre está parte de nossa polícia e é vergonhoso.

Mas também não considero correta a divulgação de dados pessoais do guarda no Facebook. Isso causa uma bagunça generalizada. Imaginem se esse cara é atacado em sua residência? Se é linchado na rua? Isso pode perfeitamente acontecer. E por mais que ele tenha sido um completo boçal em sua atitude,  seu lar não deve ser jamais violado. Afinal, pode ser que ele tenha uma família, pessoas que serão afetadas por sua imbecilidade sem terem nada a ver com o ocorrido.

É algo a refletirmos. Talvez, se nossa força de segurança funcionasse melhor problemas assim não aconteceriam; se problemas assim  não acontecessem, grupos como o Anonymous não sentiriam a necessidade de fazer justiça com as próprias mãos e, talvez, causar um problema ainda maior, uma verdadeira bola de neve.

Enfim, é acompanhar e ver no que dá. Aposto que esse cara nunca mais vai se atrever a fazer algo assim. Não foi da melhor forma possível, mas o castigo veio.

Um comentário:

  1. A segurança pública nacional é um problema. Aliás, difícil é elencar o que não é problema por aqui. Nossa ignorância é perpetuada nas escolas, públicas e particulares, e num mundo de pessoas egoístas, ignoramos os postos de saúde lotados e a violência, até que esses problemas batam à nossa porta.

    Bandido bom é bandido morto é uma das frases mais ignorantes e preferidas dos brasileiros. Não sou das defensoras ferrenhas dos direitos humanos de condenados do sistema judiciário. Afinal, penitenciária é para pagar penitência, como o nome diz, mas nem por isso devemos negar dignidade a um preso, ou assistência à seus dependentes.

    Parece uma coisa eterna, impossível de resolver. Temos policiais truculentos, cansados de prender assaltante que juiz manda soltar, de ser mal pago, ver colega que cobra propina se dar bem, ou outras coisas absurdas, de ver colega morrendo em serviço...

    A verdade é que a força policial é pequena, mal preparada, mal paga, e desprestigiada. Autoestima de gente assim vc não levanta com tapinha nas costas, com discursos sobre a importância da força policial...

    O descaso é uma bomba de efeito retardado...

    Se bancário que é bancário às vezes perde a cabeça e tem vontade de sair no tapa com cliente, imagine PM ou guarda metropolitano.

    ResponderExcluir