sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

Obesidade

"Aprendi a me pentear sem me olhar no espelho"


(Antes de mais nada, sou absolutamente leiga em termos médicos e legais. Ok? Ok!)

Honestamente: me diz se não teve ao menos uma vez na vida em que você viu uma pessoa OBESA e não olhou. Agora, mais do que isto, me diz se já não passou pela sua cabeça, frente a esta pessoa, a seguinte frase: "como a pessoa deixa chegar a este ponto?"

Sou do time das fofuchas. Desde pequena, garotas bochechas.  Sou daquelas que já contou pontos, calorias, já foi vigilante, comprou(a) livros a respeito do tema e afins. Sempre fui parruda. Nunca me lembro de ter usado um manequim que não fosse, ao menos, G-L. Então sempre soube que poderia ser eu a pessoa obesa do outro lado da calçada. Digamos que o "danger, danger" sempre ressoou lá no fundo, mesmo que eu não ligasse para ele. 

(Você pode até pensar que eu, como toda mulher, exagero um pouquinho ao tratar deste tema. Queridos, acreditem, estou sendo REALISTA! Não sou a mulher normal que pode entrar em qualquer loja e pedir o maior tamanho e conseguir (ainda que deitando na cama e ficando sem respirar) fechar o zíper. As roupas que compro vendem em sessões e lojas especiais. Capisci? Então este post não é dramático ou uma tentativa de chamar a atenção. Grata!)

Periga maior são as pessoas magras e "normais" que um dia se acordam um balão. Não creio que elas soubessem que existia uma pessoa gorda dentro delas. Mas existe. EM CADA UM DE NÓS EXISTE UMA PESSOA GORDA! Em alguns ela se encontra adormecida, em outras brincando de esconde-esconde. Mas ela está lá. E pessoas magras, quando a libertam, ficam meio sem entender de onde vem o soco. Já reparou como tem muita gente magra que quando engorda perde a mão? Repare, se bobear você é uma delas.

Não vou discutir o fato de que "é só ter vontade", "é questão de auto-controle" e outras pérolas a fim. Concordo sim que quem quer vai atrás (não necessariamente consegue). Mas tenta. Só que 'as vezes o tamanho do problema é muito maior do que simplesmente parar de comer. Deixo para os especialistas as discussões, apenas te proponho a seguinte reflexão: quando é hora de por um basta no aumento do peso? Aliás, o que fazer quando você, nesta estrada acima, perdeu o controle?

Me encontro, hoje, num platô, após ter subido VÁRIOS degraus nesta "estrada acima". Sei que posso aumentar mais e mais o peso, mas ainda não ficou incontrolável. Tomo remédios de colesterol, triglicérides, estas coisas, não sei quanto peso (quando vou na endócrino tratar da tireoide digo que não quero saber o peso. Sim, sei que é fuga, obrigada!) e o principal: não estou a fim de pagar o preço para descer estes degraus. É consciente? Super! Sei que é difícil de outros entenderem, então nem gasto saliva ou cutícula digitando, mas a verdade é que não quero fazer dieta. Adianta então os outros me falarem que tenho que emagrecer, me mostrarem exames, eu não conseguir comprar roupa, etc? Não, não adianta. O que você pode fazer é respeitar, mesmo não entendendo. No meu caso, eu SEI que não quero fazer dieta. Eu SEI o tamanho do problema. Só que hoje não, Márcio. Pago o preço? Claro, já viu ação sem reação?

Detesto opinar, mas se você não está feliz como está (ou se você está com força de vontade suficiente para fazer dieta), deve procurar ajuda. Tente sair da inercia. Problema maior tem quem  está gordo e não percebe isto, ou escolhe living in denial. A pessoa gorda que habita em você pode não estar mais escondida e pode ter tomado conta do pedaço. E ela, quando chega para o café, se esparrama e fica para a janta, café e almoço dos dias seguintes...

Um comentário:

  1. Ahhh Karina eu sofro de vários disturbios alimentares tb sei o quanto é foda...
    Mas eu acho q a hora de parar é quando o peso aumenta. Se vc se mantem como está talvez td esta controlado e equilibrado, mas se o peso ta subindo é pq alguma coisa ta errada.

    Não tema a balança, ela é mais amiga sua do que o espelho e as fotos marcadas no facebook.
    #sofro

    ResponderExcluir