segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

Onde vou estudar?


O tempo passa, mas algumas questões parecem sempre estar em pauta. Educação, saúde, transporte, drogas... enfim! Às vezes eu penso que algumas coisas não se resolvem porque, simplesmente, não querem que elas sejam resolvidas. Por que não pensar em uma palavra tão simples e que pode ser eficaz? Planejamento, companheiros. O seu José lá do campo sabe exatamente quando é que ele deve acordar para tirar o leite de suas vacas e todo o trabalho que ele deve fazer durante o dia, durante a semana, durante o mês para, assim, conseguir permanecer vivo e sustentar, quem sabe, a sua família. Quer dizer, será que as pessoas até hoje não sabem quando é que se começam as aulas, o ano letivo nas escolas de todo o país? Se até as crianças de sete, seis anos sabem quando é que voltam das férias para se preparem para a escola, por que é que quem comanda obras nas escolas não tomam conhecimento disso? 
É como a greve dos professores que pode existir. Porque tanto faz quem é que está lá nas Universidades e nas Escolas. Agora fechar qualquer estrada do país que tem circulação intensa por motivo de greve ou protesto, isso não pode. Isso não pode porque atrapalha na economia, isso não pode porque alguém está ficando sem enriquecer. E as crianças que não sabem onde vão estudar? Ou que serão transferidas para outros locais, o que pode gerar mais desconforto, mais gastos, mais problemas? Isso pode?

Talvez (eu disse TALVEZ?) seja por isso que estamos tão próximos dos países mais ricos economicamente e tão distantes dos mais ricos no sistema educacional!

Um comentário:

  1. Análise sucinta e bem lúcida Anna. Muita coisa não é resolvida porque não é de interesse dos que tem o poder e não é só culpa deste ou daquele governo. Falta do lugar para ter as aulas é o sintoma do desprezo pela Educação universal, gratuita e integral!

    ResponderExcluir