sábado, 2 de março de 2013

Nudez emocional



Acho que Girls, série de Lena Dunhan, está causando toda essa inquietação e tantos comentários por ser uma série real e tão crua sobre a vida de garotas de vinte e poucos anos. Sempre que assisto Girls, ganho um nó na garganta ou um calor no coração por me reconhecer em uma das quatro personagens principais. Acho que esse é o grande trunfo de Girls - e que vai, para as garotas, além de onde Sex and The City conseguiu chegar - a capacidade de fazer com que as garotas verdadeiras, de carne e osso, se identifiquem em algum momento com alguma situação vivida pela personagens.

Em uma primeira impressão, Girls pode parecer crua e agressiva demais, principalmente quando o assunto é nudez. Mas a série tem uma carga emocional tão grande, que a nudez que chocou há momentos atrás é rapidamente esquecida. Girls, certamente, não é uma série para quem quer esquecer dos problemas da vida ou para quem quer ter a sensação de viver outra realidade através da televisão. Girls está aí para colocar o dedo na ferida, para lembrar que sim, vez ou outra nos metemos em relacionamentos estranhos e que nos deixam confusas, ou que as pessoas que amamos podem ser irritantes ao ponto de nos fazer querer gritar até que eles entendam o que queremos dizer. Acho que Girls desglamouriza a juventude e a coloca como ela é. Cheia de momentos incríveis e cheia de momentos de merda também. Momentos de desgaste emocional e de total incerteza sobre um futuro prospero, em qualquer sentido que seja. Girls para mim, soa como o grito dos jovens que cansaram de ouvir que são o futuro da sociedade, o futuro do mundo. Não, estamos aqui, cheios de problemas também, e achar que somos o futuro ou a luz de uma geração é colocar mais peso, que por sinal, não precisamos, nas nossas costas.

E aí, que o que Allison Williams disse, faz todo o sentido para mim: para muitos, a facilidade com que lidamos com a nudez hoje é um grande fator de choque. Para mim, a nudez física não é nada comparada a nudez emocional, que vez ou outra, somos obrigados a encarar e fixar o olhar, por mais que doa. A nudez emocional, por mais difícil que possa ser de encarar em um primeiro momento, é o que nos habilita e nos fortalece para que, talvez, consigamos entender tudo isso que envolve ser jovem e ter zilhões de expectativas em cima de você significa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário