quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

Eles merecem

Noticia: http://migre.me/3QlyJ
Número de mortos por chuva na região serrana do Rio chega a 880
Um jovem vê essa noticia. Não fica triste, é a vida. Vai para a internet comentar em seu mundinho cibernético o que pensa. Que essas pessoas tiveram o que mereceram.

Foi essa a imagem que várias pessoas passaram na internet, e em conversas com amigos, sobre as tragédias naturais. Seus argumentos costumam pender para o mesmo lado: ninguém mandou construir casa no morro ou perto da água.

Muito bem, eu retorno a pergunta: essas pessoas são sim culpadas por ter construído suas casas nesses locais. Muitos deles na ilegalidade. Mas se eles não construírem suas casas lá onde construiriam?

Veja bem, não apoio a construção em morros ou em áreas de mananciais, mas a culpa não é só deles. A culpa também não é só, e somente só, do governo. O governo sim deve dar apoio, procurar áreas dignas para legalizar a urbanização, proporcionar os alicerces. Mas não é só culpa do governo. A culpa é do crescimento desgovernado da população.

Você já deve ter estudado na escola o crescimento populacional. Há milhares de anos, a população humana vivia em abundancia. A população foi crescendo, crescendo, e os recursos naturais foram se tornando insuficientes para tanta gente. As pessoas foram pegando terras para construir suas casas, suas fazendas, suas empresas, e sobrando pouco espaço para tanta gente.

Temos sorte de viver no Brasil. Países como o Japão, que é super lotado, têm problemas graves com moradia. Amigos moram juntos, pois não podem comprar suas casas. Algumas pessoas não têm onde morar e vão toda noite para um hotel, ou casa de amigos. O preço da moradia é absurdo.

Você então imagina "temos muito espaço no Brasil. Por que não derrubamos umas florestas e deixamos elas lá?". Não é tão simples. Precisamos das poucas áreas verdes que nos restam. E então você vai ter a grande idéia "construa mais apartamentos ao invés de casas". Só na minha cidade há dezenas de prédios sendo construídos. Mas as pessoas que moram no morro não têm dinheiro para pagar essas construções.

O problema não é só das pessoas mais humildes. No centro da minha cidade alaga muitas vezes. Quando digo centro da cidade estou incluindo a prefeitura. Já apareceram na televisão os funcionários da prefeitura em cima de mesas boiando...
Por que construíram a prefeitura em um lugar que alaga? Não sei explicar o porque, mas muito tempo atrás aquela área era um rio ou coisa do tipo, e toda a área em volta é mais alta, a água escore para lá. Creio que isso ocorreu pelo mesmo motivo que levaram algumas pessoas a morar perto de rios: o crescimento da população de forma desordenada, sem planejamento urbano, sem planejar quais eram as melhores áreas para construção. A população foi crescendo sem ter para onde ir morar, construindo suas casas em lugares inapropriados por falta de planejamento.
Bom, você já pode pensar melhor antes de dizer que “essas pessoas mereceram” a tragédia.

6 comentários:

  1. Com certeza ninguém merece uma tragédia dessas, a situação é muito complicada.

    Mas acredito que o governo é sim um dos grandes responsáveis. A questão não é só a falta de inciativa e investimento para transferir essas pessoas para moradias mais seguras, mas também a atitude negligente quanto a interdição de construções que estão fadadas a desmoronar, e quanto a um sistema de alerta que seja eficiente para que as pessoas saibam da gravidade da situação e saiam de casa nesses momentos.

    Outra coisa absurda é ver cidades que já haviam sido destruidas anteriormente perderem com as novas chuvas tudo o que foi reconstruido. Se não há dinheiro para fazer algo que seja forte o bastante para resistir a chuva, o governo devia encontrar outro lugar para tal reconstrução... Dessa forma, estão jogando dinheiro público para a enxurrada.

    A impressão que tenho é que o governo e alguns habitantes dessas regiões depositam tds as suas esperanças na fé, para que passe a chover menos. São orações, novenas, promessas, terços... Não que eu não tenha fé, mas acho complicado terceirizar para as divindades a resolução de um problema que é criado por nós e tem sua solução protelada por nós.

    ResponderExcluir
  2. O governo precisa saber que construir coisas em locais perigosos, ou não se opor sobre a população construir suas moradias em lugares de riscos, não é um tipo de 'controle populacional', uma vez nascidas tantas pessoas...o jeito mais honesto não é matá-las afogadas ou soterradas, mas, vai entender o que se passa...

    Tá, não é bem isso, mas eu sempre fico imaginando se isso não seria isso. ¬¬

    ResponderExcluir
  3. Nossa Laila, vc é a rainha da malícia.
    Não tinha pensado por esse lado, mas não deixa de ser...

    Acho que pro governo sai mais barato deixar as pessoas morrerem soterradas. =/

    ResponderExcluir
  4. acho que quando a gente parar de procurar os culpados, ou alguém pra botar a culpa, e cada um fizer a sua parte como deve ser feita, a coisa anda.

    minha colega de quarta arrasou no post. ;)

    ResponderExcluir
  5. Concordo com Alê, cada cidadão precisa fazer a sua parte... A unica certeza disso tudo é que o mundo caminha para o caos e nós, a cada 4 anos, elegemos governantes que se propõe a estabelecer nossos direitos e promover o bem geral... O que acontece é que nada é feito em nosso benefício (ponto)

    ResponderExcluir
  6. Minhas opiniões vão na esteira da Ale e do Anderson. Achar os culpados até faz parte do processo, pois é preciso cortar ou estancar o mal pela raiz. Mas sobretudo precisamos, todos e cada um de nós, fazer a nossa parte, independentemente da pessoa ao lado não fazer nada.

    Dizer isso já virou cilchê, mas é uma verdade: o Brasil é um país com enorme potencial, com terra, clima e localização geográfica privilegiados. Cabe não deixar tudo isso ser eclipsado por más escolhas eleitorais e pelo típico - e maldito - "jeitinho brasileiro".

    Os posts estão ficando realmente admiráveis. Cada vez mais me sinto orgulhoso por ter me oferecido para estar nessa equipe e grato por ter sido aprovado!

    ResponderExcluir